Diversão e Arte

Hoje e amanhã o público poderá apreciar a melhor música do Brasil e da França na UnB

Irlam Rocha Lima
postado em 10/11/2009 08:00

Parceria entre o Festival Internacional de Música (FIB 2009) e o projeto Estação Brasil vai promover hoje e amanhã, a partir das 19h, o encontro de artistas da moderna música popular brasileira e da canção francesa contemporânea, numa série de cinco shows, gratuitos, no Centro Comunitário Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). A maratona, com entrada franca, celebra o encerramento das atividades do Ano da França no Brasil na capital federal.

Arnaldo Antunes vai dividir o show hoje com o francês BertignacArnaldo Antunes, Luiz Melodia, Ana Canãs e Móveis Coloniais de Acaju são destaques entre os brasileiros na programação da mostra; Spleen, Louis Bertignac, Jeanne Cherhal e Thierry Stremler aparecem como atrações do time francês. A eles se junta a camaronesa Sandra Nkaké. O Estação Brasil os levou inicialmente a João Pessoa e Recife. No próximo domingo, a turnê chegará ao final em São Paulo.

Em sua quarta edição, o festival faz incursão pela primeira vez ao universo da música popular e do pop. ;Nos três primeiros anos, o foco principal foi sobre a música erudita, embora em 2008 tenhamos aberto espaço para o choro. Agora, houve a possibilidade de estabelecermos parceria com o Estação Brasil, o que para nós foi de grande importância, até porque com essa programação de shows, vamos marcar o encerramento do Ano da França no Brasil, em Brasília;, explica a musicista Beatriz Salles, professora do Departamento de Música da UnB e diretora do FIB.

;Mas o festival tem também o foco social, representado por oficinas gratuitas, voltadas para a formação de professores e multiplicadores da área de música. As oficinas, parceria da UnB com a Secretaria Extraordinária de Educação Integral, todas gratuitas, vão ocorrer em diversas cidades do Distrito Federal;, informa, Beatriz.

De hoje a sexta-feira, das 8h30 às 23h, a musicoterapeuta Mônica Deiss Zimple estará à frente da Oficina de Musicoterapia para educadores, crecheiras e demais professores que lidam diretamente com as crianças, no Paranoá, São Sebastião, Samambaia, Ceilândia e Santa Maria.

Ouça trecho da música "Iê iê iê", com Arnaldo Antunes

Igualmente, de hoje a sexta-feira e do dia 16 ao dia 20, será oferecida a Oficina de Inclusão Digital na Educação Integral ; repensando tempo, espaço e ambiente saudável para o aprendizado e pela não violência ; para alunos de Educação Integral de escolas públicas do DF, indicados pela Secretaria de Educação Integral.

No próximo domingo, das 15h às 18h, haverá o Oficina de Capacitação Ceac, com o Grupo de Produção Cultural Ida/Laem, para agentes culturais, artistas e produtores, no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Os interessados devem se inscrever pelo site http://vivacultura.ning.com.

Festival Internacional de Música de Basília
Abertura hoje, às 19h, no Centro Comunitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (L4 Norte). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

; Encontros históricos

A série de shows pelo projeto Estação Brasil vai promover encontros surpreendentes no palco do Centro Comunitário. Começa com o que vai reunir o jovem e já consagrado músico francês Spleen, que costuma fazer um som misturando blues e hip-hop, e a banda paulistana Isca de Polícia, cria do grande Itamar Assumpção. Eles abrem a programação hoje, às 19h.

Em seguida, Bertignac, padrinho da música francesa contemporânea (ex-namorado da primeira-dama Carla Bruni) divide a cena com Arnaldo Antunes e o guitarrista Edgard Scandura (ex-Ira). A primeira noite termina com o bate- bola entre Jeanne Cherhal, revelação da canção francesa, e o consagrado cantor e compositor carioca Luiz Melodia.

Para amanhã, há expectativa do aguardadíssimo encontro entre a camaronesa Sandra Nkaké, considerada a musa do soul e do rhtyhm and blues na França e a brasileira Ana Cañas, jazzista que ultimamente vem flertando com o rock. A programação será fechada pelo show do cantor pop Thierry Stremler e da banda de rock brasiliense Móveis Coloniais de Acaju.

Baixista do Móveis, Fábio Pedroza afirma que dividir o palco com Stremler não é a primeira experiência da banda nesse sentido. ;Já tocamos juntos com o Pato Fu, no Centro Comunitário, e participamos do projeto Vai Thomaz no Acaju, com o Gabriel Thomaz, do Autoramas, recriando músicas do repertório do Little Quail, antigo grupo dele, e de outras bandas de Brasília dos anos 1990, entre as quais Câmbio Negro.;

Esse projeto abriu a programação do palco principal do Porão do Rock do ano passado e foi registrado num compacto em vinil, com três músicas ; duas do Little Quail e uma do Câmbio Negro ;, já esgotado. ;Mais recentemente, dividimos o palco com o Teatro Mágico, de São Paulo, no Circo Voador, no Rio de Janeiro;, destaca Fábio.

; Programação

Hoje ; Spleen e Banda Isca de Polícia, Bertignac, Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, Jeanne Cherhal e Luiz Melodia

Amanhã ; Sandra Nkaké e Ana Cañas, Thierry Streler e Móveis Coloniais de Acaju.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação