Diversão e Arte

Mote da nova Malhação é a procura por identidade

postado em 12/11/2009 17:51
A tentativa de surpreender os alunos do colégio no primeiro dia de aula pode não ter dado certo, mas Bernardo não desiste de provar para todos que é capaz de pousar o seu balão no pátio do Primeira Opção. As cenas do voo serão exibidas a partir do capítulo desta quinta de Malhação ID e mostram um pouco da personalidade do mocinho da nova temporada da novelinha, que estreou na segunda-feira.

Bernardo é interpretado por Fiuk, vocalista da banda Hóri e filho do cantor Fábio Jr. ;Ele é um cara do bem, mas é mimado porque sempre teve tudo o que quis;, explica Fiuk, que na trama desperta a paixão de três belas jovens: Tatiana (Élida Muniz), Bia (Mariana Molina) e Cristiana (Cristiana Peres). Além de se divertir com garotas e passear em seu balão, ele gosta de jogar hóquei sobre patins com os amigos. ;Meu personagem só pensa em zoação, mas de vez em quando ele acaba se atrapalhando;, diz Fiuk. As confusões não demoram a acontecer.

A procura por identidade é o mote de Malhação ID. Questões como a definição da sexualidade e que carreira seguir serão alguns dos temas abordados pelo autor, Ricardo Hofstetter, que decidiu narrar conflitos contemporâneos ao som de músicas que embalaram os anos 1980. No repertório da banda Hóri está, por exemplo, Só você, canção de Vinícius Cantuária que estourou na voz de Fábio Jr.

A ideia de inserir sucessos antigos na trilha sonora de Malhação ID partiu do diretor geral da trama e velho conhecido de Hofstetter, Mário Márcio Bandarra. Os dois trabalharam juntos em duas temporadas de Malhação, em 2004 e 2005. Ele estava preparando o folhetim quando escutou um CD de tributo a Renato Russo, com cantores interpretando músicas da Legião Urbana. Foi o estalo que faltava. ;Queríamos trazer sucessos dos anos 1980 regravados por grupos que são conhecidos na internet;, observa Bandarra.

A cidade cenográfica de Malhação também passou por mudanças. Agora há uma rua com 10 prédios, uma república, praia e lugares para a turma se encontrar. Um dos points é o Rocket Stone, frequentado por jovens que gostam de ouvir música e praticar esportes como hóquei sobre patins e basquete. A fachada segue um estilo clássico. ;É como se aquele espaço outrora conhecido tivesse sido abandonado até ser recuperado por alguém;, explica o cenógrafo Cláudio Domingos.

Entrar no universo adolescente é uma tarefa que Hofstetter tira de letra. Afinal, foi colaborador, autor e supervisor de texto de Malhação entre 1999 e 2005. E foi na sua ;gestão; que o folhetim marcou invejados 42 pontos no Ibope. Além disso, escreveu A verdadeira história de Bimba, o bambambã do colégio. Bimba, aliás, saiu do livro para a novelinha e agora é interpretado por Cristiano Sauma. Ele é tido como maioral e consegue ser mais popular do que Bernardo. ;Malhação sempre foi um programa de entretenimento. Vamos levar essa premissa ao extremo. Ao mesmo tempo, como sempre fiz, vamos passar informações importantes para o nosso público;, avisa o autor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação