Depois de 28 anos, a companhia de dança russa Grand Moscow Classical Ballet retorna ao Brasil, mas será a primeira vez que seus bailarinos vão se apresentar na capital federal. O grupo sobe ao palco da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional nesta quarta-feira (18/11), às 21h, para uma única apresentação de Dom Quixote, de León Minkus.
O espetáculo reflete a constante busca da companhia por novas propostas e linguagens para a dança, num estilo próprio que une as tradições clássicas a elementos modernos. "Na verdade, sempre tivemos o desejo de retornar ao Brasil. Fomos convidados para fazer uma turnê novamente e abraçamos a idéia. É muito bom voltar ao país onde as pessoas nos admiram e são sempre carinhosas conosco. É a primeira vez que estaremos na capital e esperamos conhecer alguns pontos turísticos, mesmo com o tempo curto em que ficaremos na cidade", revelou o diretor geral da companhia Ivan Vasiljov.
Fundado há 43 anos por um dos grandes nomes da dança no século 20, Igor Moiseyev, o Grand Moscow Classical Ballet foi originalmente concebido como "Balé Jovem" da Companhia Estatal de Dança da então União Soviética. A partir de 1977, transformou-se em uma companhia de balé clássico com repertório próprio, com a nomeação de Vasilyov e Natalia Kasatkina como diretores artísticos.
Tradição
Questionado sobre o segredo de se manter com a mesma vitalidade e sucesso ao longo dos anos, Ivan Vasilyov não titubeia: "Amamos o nosso teatro e os nossos artistas. Quando preparamos nossos balés, ;respiramos; juntos com a nova geração de artistas e espectadores. E, nos balés do repertório clássico, reencarnamos em nossos antecessores com prazer e queremos imaginar de que forma eles criariam se vivessem hoje".
O diretor da companhia define a arte que os brasilienses poderão conferir: "As características principais do balé russo são a dramaturgia clara, a significação e desempenho, a espiritualidade e, é claro, a técnica muito polida, muito bem trabalhada. Acredito que essa seja a nossa receita", opina Vasilyov, que já teve no elenco grandes bailarinos como Michail Baryshnikov, Mukhamedov Irek e Kolpakova Irina.
A turnê brasileira passou por cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro. Ivan Vasilyov revela já "sentir- se em casa".
Com relação ao público brasileiro, ele disse que está impressionado com o calor humano e a animação, que são mais expressivos aqui do que em qualquer lugar do mundo. "Percebo que o brasileiro é um apaixonado por balé. Além do mais, o Brasil tem um ótimo potencial para a dança. Esperamos voltar para apresentar a vocês outras montagens."
GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Nesta quarta-feira (18/11), às 21h, apresentação do espetáculo Dom Quixote, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia). Pontos de venda: pelo site www.ticketmaster.com.br (com taxa de conveniência) ou na bilheteria do Teatro Nacional. Não recomendado para menores de 12 anos. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Informações: (61) 3325-6256