Diversão e Arte

Música, grafite, foto, hip-hop e outras expressões artísticas se misturam ao texto literário

postado em 03/12/2009 09:37
Raimundo Nonato, de 48 anos, ou simplesmente Natinho, ou ainda Nonato Dente de Ouro, este cearense de Crateús, multifacetado, com nome, jeito, ritmo de poesia. Apesar de estar na estrada há muitos anos, como vocalista de bandas de rock, rapper, DJ, ex-lutador de kendo, ex-palhaço, e empresário, Natinho resolveu juntar os ;trapos; literários (letras de música e poesias) e, enfim, produzir um livro dessa ;rodovia; lírica e anárquica em que está desde os 16 anos.

Natinho: A busca por novas linguagens é a mesma da moçada das novas gerações. ;A ideia é que cada poesia seja ilustrada por um artista da cidade. Artistas de diversos estilos, sejam eles grafiteiros, fotógrafos, pintores, interventores de alguma forma. Queremos fazer o livro com um formato descontraído meio com cara de livro infantil, com sprays de hardcore, hip-hop e até funk. Publicarei também poemas que viraram músicas e foram gravadas (como parcerias com o DJ Dolores, de Pernambuco), além dos que já estão prometidos para se transformarem em músicas;, revela.

Ele reconhece que boa parte de sua poesia foi direcionada para a música, mas que não perdeu o vigor estético da literatura. ;Minha poesia escapa. Não é simplesmente uma letra de música. Ela tem seus exageros poéticos. Por isso estou querendo lançar esse projeto já em 2010;, afirma.

Natinho revela que a poesia sempre esteve presente nas letras de suas canções e que a miscelânea cultural brasiliense é seu principal estímulo criativo, seu remédio, seu vício. ;Brasília tem muita influência, muitas vertentes e isso acaba me enriquecendo e refletindo na minha obra;, resume.


Trecho do poema de Natinho

Tudo tem casal
O que será com seria
O que serei com sereia
Castelo com areia
João com Maria
Mercado e mercearia;.

Dicas para quem está começando

# A primeira é tirar todos os manuscritos da gaveta. Se você pretende ser um poeta, tem que querer compartilhar com o mundo.

# Comece mostrando os seus escritos para seu círculo de amigos e família. A internet pode ser um segundo caminho, através de sites e, principalmente, blogues sobre o assunto.

# Assim que começar a ter seu trabalho um pouco mais conhecido, procure uma editora para publicar seu livro ou recorra ao modelo independente. Mas a tiragem tem que ser modesta para quem está no início.

# Procure participar de concursos e festivais de poesia. É uma maneira de divulgar o seu trabalho.

# Essa dica vale por toda a vida. Leia muito e conheça poetas nacionais e/ou estrangeiros. Eles são grandes referências para iniciantes e até consagrados.

# Não escreva pensando em agradar os outros. O poeta deve buscar a própria voz, o próprio estilo e brigar por ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação