Diversão e Arte

Leilão beneficente reúne obras de destaque na arte contemporânea em campanha contra a violência de gênero

postado em 03/12/2009 10:58

O acervo salta aos olhos. Entre os nomes, Romero Britto, Athos Bulcão, Edny Antunes, Rodrigo Echeverry, Muu Blanco, Clóvis Júnior, Carpio de Moraes, Jesus Uchoa. O que poderia se restringir a uma bela exposição de arte com participação de renomados artistas vai além. Organizadas para serem vendidas em leilão hoje, no Museu Nacional Honestino Guimarães, obras como a tela Marusa II, de Glenio Lima, terão sua venda revertida para instituições em prol da erradicação da violência de gênero e sua incidência sobre a infecção de HIV em mulheres.

No catálogo do leilão beneficente Por Amor à Arte, Por Amor à Vida, as obras versam sobre diversos assuntos, como animais, cultura popular, rituais, paisagens e retratos. Apesar de poucas figurarem o feminino, esse é o foco do evento, que reúne 133 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias e gravuras. ;Durante pesquisas, concluí que a Aids em mulheres brasileiras está ligada à violência, sendo praticamente indissociáveis. Aproveitamos a proximidade com o dia mundial da luta contra a doença para colocar esse problema em evidência e arrecadar fundos para o combate;, detalha a organizadora do evento, Gabriela Rosso.

O leilão fundamenta-se em dados reconhecidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). ;No Brasil, a cada sete segundos, uma mulher é vítima de violência e em 53% dos casos os agressores são os companheiros. Muitas vezes, elas contraem doenças sexualmente transmissíveis em relações com os maridos;, denuncia a organizadora.

Natural da Venezuela, Gabriela desenvolveu, por quatro anos, trabalhos relacionando leilões de arte à campanhas em prol de melhores condições a moradores de rua e outras causas beneficentes. Quando veio ao Brasil, há um ano, para acompanhar o marido, o embaixador do Canadá, Michael Harvey, decidiu dar continuidade ao projeto. ;Conhecia pouco do cenário da arte local. Comecei a pesquisar e encontrei muitos artistas plásticos e fotógrafos favoráveis à causa. Algumas obras internacionais foram doadas por embaixadas e a coleção ficou completa com o apoio de alguns amigos da Venezuela;, conta.

As obras ficaram por seis dias na galeria A Casa da Luz Vermelha, de Kazuo Okubo, que também doou fotografias para o leilão. Para os amantes de obras de arte que perderam a exposição, vale uma visita e o arremate. Sáquennos de aquí por favor, tela do colombiano Guillermo Cardenas, avaliada em R$ 2,5 mil, e uma das esferas de Darlan Rosa, R$ 4 mil, estão disponíveis. O projeto não para por aí. Um show beneficente com Ney Matogrosso está previsto para o primeiro semestre de 2010 e outra edição do leilão está na programação de Gabriela. ;Por enquanto, minha equipe sou eu, meu computador e o telefone. Além dos apoios, precisamos de patrocínio para essa luta atingir mais pessoas;, convida.

POR AMOR À ARTE, POR AMOR À VIDA

Às 19h30, no Museu da República Honestino Guimarães. Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação