Diversão e Arte

Entrevista na íntegra com o curador da mostra Saudades de Grande Otelo, Raphael Freire

postado em 08/12/2009 09:54
O Grande Otelo, pelo seu biotipo encarnava a essência do povo brasileiro ao interpretar personagens populares. Gostaria que você comentasse um pouco dessa peculariedade que habitou nosso imaginário. Ele foi o nosso autêntico Macunaíma?

O Grande Otelo sempre teve a oportunidade de encenar personagens muito populares no cinema. Acredito que isso fez com que o público gostasse de Otelo em qualquer coisa que ele fizesse, seja no teatro de revista,
na televisão ou no cinema. Através das paródias e das chanchadas ele se firmou como um dos maiores artistas brasileiros, perpassando por valores populares e eruditos, sociais e ideológicos, políticos e
culturais, se tornando não só o nosso autêntico Macunaíma, mas um verdadeiro e completo artista da cultura nacional.

Qual é a importância que você dá a esse projeto? Gostaria que você falasse um pouco da expectativa com relação ao público brasiliense?

[SAIBAMAIS]Esse projeto é importante por muitos motivos. Seu mote principal é homenagear Grande Otelo pelos seus 16 anos de falecimento. Mais do que isso, o projeto é importante, pois pretende debater e fazer uma reflexão sobre a preservação das cópias dos filmes, que precisa ter um
olhar mais direcionado por parte de quem cuida e de quem faz cultura em nosso país. Além disso, gostaríamos de dar alguns momentos de lazer
ao povo brasiliense dando-lhes a oportunidade de rever alguns filmes da obra do ator. A expectativa é que o público brasiliense participe da mostra com a motivação de homenagear Grande Otelo, reconhecendo que
verdadeiramente ele faz falta para a cultura nacional.

De que tamanho foi a participação dele no mítico filme do Orson Welles?

Grande Otelo fez uma participação mais que especial em It;s all true (inacabado), pois Welles veio para o Brasil com o intuito de filmar o samba e o carnaval e Otelo era uma das figuras envolvidas com samba na
época. Grande Otelo junto com Herivelton Martins, acompanhou Orson Welles durante toda sua passagem pelo Brasil, não só nos momentos de
trabalho, mas nos momentos de lazer, demonstrando que os dois se tornaram bons amigos.

Não consigo visualizar tanto no cinema como na televisão de hoje uma persona com as características de Otelo, onde o pitoresco, misturava com a caricatura, revelando um talento híbrido. Quem são os seus discípulos hoje, se é que tem?

Particularmente não consigo enxergar hoje um artista tão completo quanto Grande Otelo. Ator, cantor, poeta, enfim, Otelo amava e respirava a cultura nacional.

Na sua opinião, qual foi sua importância para a cultura brasileira?

Apesar de todos os problemas que o ator passou em sua vida particular, Grande Otelo sempre demonstrou total interesse na resolução dos problemas existentes sobre a cultura em nosso país. Ele teve uma relação muito próxima com pessoas influentes da política nacional
sempre reivindicando um olhar especial dos mesmos para a cultura. Isso já seria o bastante para ter uma importância para a cultura brasileira, mas além disso, Otelo foi um grande ator contagiando desde
o público popular até o erudito.

Desses 25 títulos quais você destacaria o mais importante?

Rio, Zona Norte. Nesse filme Grande Otelo mostra todo o seu potencial para realizar papéis dramáticos, fazendo o publico reconhecer que ele não segue só a linha do cômico como muitos imaginam.

Como se deu a curadoria desse projeto e quanto tempo durou o processo de restauração dessas obras?

A escolha da curadoria se deu através da importância que cada filme tem dentro da carreira cinematográfica do ator. Outros títulos foram escolhidos, mas foi inviável a exibição, pois os filmes não foram preservados ou não existem mais em nenhuma mídia. Não fizemos nenhum
trabalho de restauração, adquirimos as obras através de seus detentores.

Depois de Brasília essa mostra segue para onde?

Infelizmente ainda não temos outro local para continuar a mostra, depois de Brasília a mostra se encerra.

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