postado em 11/12/2009 07:01
Ipanema, bairro da Zona Sul carioca, nunca esteve tão perto de Brasília. Não se trata de uma mudança drástica na geografia do país. Também não é nenhum desses condomínios novos que surgem a cada piscar de olhos por conta da crescente especulação imobiliária no Distrito Federal. Trata-se do aguardado álbum de estreia do quarteto brasiliense Bossafunk, cujo lançamento acontece hoje, às 19h, na Livraria Cultura (CasaPark).
Formado por Clausem Bonifácio (voz e vocal), Paulo Góes (guitarra), Fernando Schettini (baixo) e Amaro Vaz (bateria) - todos músicos de Brasília que vivem na Cidade Maravilhosa -, o Bossafunk está na estrada há 10 anos. Depois de se apresentar em Brasília e em outras cidades, o grupo achou que estava na hora de levar sua música a outros públicos. "Quem não gostaria de ver suas canções gravadas?", indaga Clausem, que se divide entre a banda, a fotografia e a ONG Porão do Rock, da qual é presidente. "É o sonho de todos os artistas", completa. A distribuição nacional do álbum, que foi lançado pela independente GRV, está sendo feita pela Tratore.
Gravado em Brasília e no Rio de Janeiro, Ipanema tem produção de Marcelo Mamede e participação de Carmem Manfredini (Eu sei) e Bosco Oliveira (Rosa Flor). "Sou amigo da Carmem há muitos anos. Foi muito prazeroso trabalhar com a irmã do Renato Russo nessa canção", conta Clausem, satisfeito com o resultado - apesar da burocracia para obter os direitos autorais da canção. Ele, inclusive, esteve no apartamento do vocalista da Legião Urbana, no Rio, para fotografar as imagens expostas numa mostra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em 2004. Na apresentação desta noite, Carmem Manfredini dividirá os microfones com o cantor na faixa Eu sei.
Sobre a sonoridade da banda, Clausem lembra que eles queriam unir a bossa nova com elementos contemporâneos, como samba-rock e a música pop em geral. "Nós também nos inspiramos em nomes como Adoniram Barbosa, Noel Rosa", explica. Depois de Brasília - e do Rio -, a banda atravessa o Atlântico no segundo semestre do ano que vem e desembarca na Holanda, onde participa de dois festivais em agosto de 2010. De lá, esticam para mais shows em Portugal e na Suíça.