postado em 16/12/2009 08:40
Para terminar o ano em grande estilo, o Jogo de Cena deste mês presenteia o público com uma retrospectiva das atrações que mais agradaram a plateia ao longo de 2009. Welder Rodrigues e Ricardo Pipo apresentam a edição Melhores Momentos do programa, hoje, às 20h, no Teatro da Caixa. A produção escolheu os quadros com que o público teve maior empatia. À exceção do filme e do artista plástico escolhidos pela equipe técnica coordenada por James Fensterseifer.
Ao todo, serão feitas sete apresentações. Cada uma delas com cerca de 10 minutos de duração. A Cia. de Teatro G7 vai apresentar uma cena da comédia Eu odeio meu chefe, em cartaz no Teatro do Bancários desde novembro. Veteranos no programa, os meninos acreditam que o Jogo de Cena funciona como uma porta de entrada para os artistas da cidade.
"Nos interessamos em participar justamente por ser essa vitrine e por toda a importância do projeto para a cena cultural brasiliense", explica Frederico Braga, o Fred, um dos atores da trupe que já participou 16 vezes do programa. "Fizemos de tudo um pouco. Cantamos, dançamos, pintamos quadro, atuamos e improvisamos. Somos macacos velhos já", brinca Fred. Para ele, a melhor parte do espetáculo é a plateia. "A receptividade do nosso trabalho sempre foi muito boa e nos encorajava a seguir naquela linha. Essa energia que o público passa é o mais legal", diz ele.
O coordenador concorda. "Para o sucesso do programa, precisamos tanto do interesse dos artistas em participar, como do apoio do público durante as apresentações". Segundo Fensterseifer, a casa lotada contribui para o objetivo principal, que é a divulgação dos espetáculos, dos artistas e da produção cultural da cidade. Além disso, é uma oportunidade para os artistas se exercitarem no palco. "Uma cena que ainda não sabem se está bem elaborada, eles têm a possibilidade de refazer ou melhorar, a depender da reação dos espectadores". Outra característica do Jogo de Cena é o aspecto artesanal. O programa não é voltado para a mídia televisiva. "É como uma grande feira de artistas que se encontram para apresentar sua arte", define o coordenador.
O grupo Patubatê é a atração da noite no quadro Se Toque. Os integrantes Fernando Mazoni, Fred Magalhães, DJ Leandronik, Gustavo Lavoura e Chico Abreu utilizam sucata como instrumentos musicais e arrancaram aplausos da plateia na edição de agosto. Já o grupo TPM (Teatro Para Mulheres) apresenta a esquete Para um encontro..., que mostra situações anteriores a um encontro amoroso, sob a ótica feminina. A cena faz parte do 49º Cometa Cenas, mostra de artes cênicas da UnB. A direção é de Thaís Ferreira.
Já subiram no palco do Jogo de Cena nomes como Cássia Eller, Marcelo Saback, Os Raimundos, Paletó & Gravata, A Culpa é da Mãe, Endança, Hugo Rodas, Irmãos Guimarães e Sônia Paiva. "Grandes artistas de Brasília passaram pelo programa. Para nós, é uma honra participar", afirma Fred Braga, da Cia de Comédia G7.
Esta noite, a artista plástica Andréa Lagoeiro estará no quadro Pintor da Noite e, na TV fora do ar, será exibido o curta A Menina Espantalho, de Cássio Pereira, premiado como o melhor roteiro, com troféu da Câmara Legistaliva do DF no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano passado. O grupo De 04 Naipes apresenta o segundo capítulo da palco novela Os pais, sob a direção de Flávio Nardelli e a Calango Cia. de Dança traz a coreografia Calangada, do espetáculo Calango Cyber de Claudinei Garcia.
A ideia
Reza a lenda que tudo começou em junho de 1985, numa mesa de bar em que um grupo artistas locais discutia sobre arte. "Temos uma feira de música, por que não podemos ter uma feira de cenas?", pensaram eles. O poeta TT Catalão, o coreógrafo Fábio Coelho e a atriz Fernanda Mee eram alguns desses nomes reunidos no boteco. Catalão foi quem batizou o programa que acontecia anteriormente no Teatro Galpãozinho, da 508 Sul. O público cresceu e o número de artistas querendo se apresentar também. O espaço tornou-se pequeno para tantas atrações. A opção que se abriu foi a da Escola Parque, com capacidade par 800 pessoas, na época. Ano que vem o Jogo de Cena completa 25 anos.
Jogo de cena %u2014 Melhores momentos
Hoje, às 20h, na Caixa Cultural (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-6456). Ingressos: R$ 20 e 10 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados da Caixa e doadores de 1 kg de alimento não perecível). Assinantes do Correio têm 50% de desconto no valor da inteira, mediante a apresentação do cupom Sempre Você, obtido no site www.correiobraziliense.com.br/assinante. Não recomendado para menores de 12 anos.