Diversão e Arte

Oriente multiplicado na tela do CCBB

postado em 19/01/2010 07:00

Não é de hoje que a produção cultural japonesa causa fascínio no Brasil. Ainda assim, o acesso do público brasileiro a filmes, seriados, desenhos animados, livros, história em quadrinhos e música produzidos naquele país e é restrito. A mostra cinematográfica Cool Japan, que começa hoje e vai até 7 de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil, é prato cheio para os interessados em tirar essa diferença. A seleção dos longas-metragens, a cargo do Departamento Cultural do Consulado do Japão (no Rio de Janeiro), cuja cinemateca forneceu os filmes para a mostra, privilegia obras, no geral, inéditas por aqui de diretores pouco ou nada conhecidos das salas de cinema e mesmo de festivais. Os 17 filmes escolhidos compõem panorama do que de mais representativo foi feito no Japão nas últimas duas décadas ; ainda que duas produções datem dos anos 1950.

O sol sempre se põe na terceira rua, de Takashi Yamasaki, por exemplo, conseguiu 2 milhões de espectadores no Japão. A continuação, lançada em 2007 (dois anos depois do primeiro filme), foi indicada a várias categorias do Japan Academy Awards em 2008. Os dois únicos desenhos animados da mostra (A Garota que saltou no tempo, de Hosoda Mamoro; e Férias de verão com Côo, de Keiichi Hara) tiveram ótima resposta de público e crítica e foram premiados no Japão e no exterior. Parece até história de anime, mas Hinokio (2005), de Akiyama Takahiko, é um filme com atores de carne e osso que apresentam um menino com dificuldade de socialização ao ganhar do pai um robô como companhia.

O cinema clássico japonês é representado por Oharu ; Vida de uma cortesã (1952) e Contos da lua vaga depois da chuva (1953), ambos do mestre Kenji Mizoguchi. Com Oharu, o cineasta estreou uma bem-sucedida fase de sua carreira. Com Mizoguchi, Takeshi Kitano talvez seja o outro nome conhecido da mostra. O ator, escritor, diretor e apresentador de tevê ; lembrado, principalmente, pelos filmes de máfia ; participa com Sonatine.

A ideia da mostra é justamente apresentar ao espectador diversas facetas do que o Ocidente conhece da cultura nipônica, ou seja, em filmes de drama, comédia e ação, com atores ou desenhos animados, aparecem figuras como a dos samurais, dos yakuzas, monstros e gueixas. E também gente ;normal;, é claro, em situações do dia a dia. E mesmo os personagens que parecem esbarrar em estereótipos não se perdem nos clichês associados a eles.

Realizada entre novembro e dezembro de 2009 no Rio de Janeiro, a mostra Cool Japan ; que em Brasília tem apoio da Embaixada do Japão ; teve calorosa acolhida do público carioca. Por isso, a edição brasiliense ganhou ainda mais filmes na programação. Todos os longas-metragens têm aúdio em japonês e legendas em português.


COOL JAPAN
De hoje a 17 de fevereiro, de terça a domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2, lote 22). Hoje, às 17h: Crepúsculo Seibei; e às 19h30, O sol sempre se põe na terceira rua. Ingressos: R$ 4 e R$ 2. As exibições de filmes em DVD são gratuitas. Informações: 3310-7087.

Programação da mostra cinematográfica Cool Japan, desta terça (19/01) aa 7 de fevereiro, no CCBB:

19/01- Terça-feira
17h - Crepúsculo Seibei (2002, 120min)
19h30 - O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua (2005,132 min)

20/01 - Quarta-feira
17h - Gente Medrosa (1994, 118 min)
19h30 - O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua II (2007, 146 min)

21/01 - Quinta-feira
17h - Water Boys (2001, 91 min)
19h30 - Oharu - Vida de uma Cortesã (1952,148min)

22/01 - Sexta-Feira
17h - Swing Girls (2004, 105 min)
19h30 - Torre de Tóquio (2007, 142min)

23/01 - Sábado
15h - A Garota que saltou no Tempo (2006,
99 min)
17h - Férias de Verão com Côo (2007, 138 min)
19h30 - Hinokio (2005, 111 min)

24/01 - Domingo
15h - Sonatine (1993, 94 min)
17h - Honra de Samurai (2006, 121 min)
19h30 - Depois da Chuva (1999, 92 min)

26/01 - Terça-feira
17h - Contos da Lua Vaga depois da Chuva (1953, 97 min)
19h30 - Swing Girls (2004, 105 min)

27/01 - Quarta-feira
17h - O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua (2005,132 min)
19h30 - Crepúsculo Seibei (2002,120 min)

28/01 - Quinta-feira
17h - Gente Medrosa (1994, 118 min)
19h30 - O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua II (2007,146 min)

29/01 - Sexta-feira
17h - Sonatine (1993, 94 min)
19h30 - Oharu - Vida de uma Cortesã (1952, 148 min)

30/01 - Sábado
15h - Cintilação (1993, 103 min)
17h - O Amor de Nabbiei (1999, 92 min)
19h30 - Torre de Tóquio (2007, 142 min)

31/01 - Domingo
15h - Hinokio (2005, 111 min)
17h - Férias de Verão com Côo (2007, 138 min)
19h30 - A Garota que saltou no Tempo (2006, 99 min)

02/02 - Terça-feira
17h - Depois da Chuva (1999, 92 min)
19h30 - Honra de Samurai (2006, 121 min)

03/02 - Quarta-feira
17h - Hinokio (2005, 111 min)
19h30 - Férias de Verão com Côo (2007, 138 min)

04/02 - Quinta-feira
17h - Cintilação (1992, 103 min)
19h30 - Torre de Tóquio (2007, 142 min)

05/02 - Sexta-feira
17h - A Garota que Saltou no Tempo (2006, 99 min)
19h30 - O Amor de Nabbie (1999, 92 min)

06/02 - Sábado
15h - Water Boys (2001,91 min)
17h - Crepúsculo Seibei (2002,120 min)
19h30 - O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua II (2007,146 min

07/02 - Domingo
15h - Contos da Lua Vaga Depois da Chuva (1953, 97 min)
17h - Swing Girls (2004, 105 min)
19h30 - Sonatine (1993, 94 min)

Sinopses:
A Garota que Saltou no Tempo, de Hosoda Mamoro ; (Makoto Konno, 2006).

Animê baseado num mangá de sucesso, ganhador de inúmeros prêmios no Japão e no exterior, dentre eles o de melhor direção no 6; Tokyo Anime World e o de melhor filme no 30; Prêmio da Academia do Japão. Voltado para o público juvenil. Uma colegial que mora no subúrbio de Tóquio sofre um acidente e percebe que tem um dom sobrenatural de transitar pelo tempo. Livre.

Cintilação, de Matsuoka Joji (Kirakira Hikaru, 1992) Cor, 16mm, 103 min.

Na Tóquio do início da década de 90, Koyama Shoko sai do hospital com o diagnóstico médico de que sua instabilidade emocional pode ser resolvida com um casamento. Shoko é empurrada no dia seguinte para uma entrevista de casamento com Kishida Mutsuki, um médico de 30 anos. Os dois não parecem se dar bem, até que Shoko começa a chorar. ;Talvez eu seja maluca;, diz ela. ;Sou gay;, responde Mutsuki casualmente. Um casal improvável, os dois se casam, em parte para satisfazer seus pais aflitos, e se acomodam no que para os outros parece ser uma vida normal.

Contos da Lua Vaga depois da Chuva, de Kenji Mizoguchi (Ugetsu Monogatari, 1953). Preto & Branco, 16mm, 97 min.

Livremente inspirado em dois contos fantásticos de Akinari Ueda ( 1734~1809), Contos da Lua Vaga Depois da Chuva, é talvez o filme mais célebre de Mizoguchi.
A história se passa em 1583 durante a guerra civil japonesa, quando dois homens tomam caminhos duvidosos para satisfazer seus desejos. A beleza de Kyo Machiko, o esplendor da mansão Kuchiki, o lago envolto em névoa e a combinação harmoniosa de melodias japonesas e ocidentais são alguns dos elementos que se integram para compor um panorama de grande beleza visual. O filme foi premiado com o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953 e com a Medalha de Ouro do Festival de Edimburgo, em 1955.

Crepúsculo Seibei, de Yoji Yamada. 2002, 16mm, 129 min.

Idealizado por Yoji Yamada, um dos mais representativos diretores do cinema japonês, a produção concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro . Consagrado como diretor da mais longa série de cinema já realizada, ;É triste Ser Homem;, que teve 48 episódios ao longo de 26 anos, Yamada aborda em seus filmes temas como família, educação, terra natal, solidariedade e honestidade. Crepúsculo Seibei, por exemplo, relata o cotidiano de Seibei Iguchi, um Samurai viúvo e pobre que, com parcos recursos, precisa manter suas duas filhas pequenas, uma das quais narra a história, e sua mãe idosa.


Depois da Chuva, de Takashi Koizumi, 1999, 16mm, 91 min.

Misawa é um samurai que não consegue encontrar emprego, mas que é um gênio da arte de lutar. Ele e sua mulher são obrigados a parar em uma pequena hospedaria por causa de uma enchente. Vendo as péssimas condições do local, ele parte em busca de alimento para o povo, logo despertando a desconfiança de sua mulher, que não gosta que ele lute por dinheiro. Mesmo sem a conduta real de um samurai, é contratado para treinar a tropas do feudo local, despertando a inveja dos outros lutadores. Filmado após a morte de Akira Kurosawa, pelo seu fiel assistente de direção Takashi Koizumi. Um dos últimos roteiros do mestre oriental.


Férias de Verão com Côo, de Keiichi Hara. 2007, 16mm, 138 min.

O filme conta a história de Koichi, um adolescente solitário que encontra um Kappa (criatura do folclore japonês) adormecido há mais de 200 anos. O bichinho chamado Côo recebe muito amor da família de Koichi, mas algo sai errado e o mundo inteiro toma conhecimento da criatura. Férias de Verão com Côo recebeu diversos prêmios internacionais, além de muitas comparações ao trabalho do mestre Hayao Miyazaki (diretor de Castelo Animado e A Viagem de Chihiro. A direção de arte do filme é de Takashi Nakamura (que produziu cenários e foi animador-chefe no clássico Akira).



Gente Medrosa (Kowagaru Hitobito,1994, 118 min), de Makoto Wada.

Dirigido pelo diretor Makoto Wada, o filme conta 5 histórias distintas, com diferentes elencos retratando de uma forma bem humorada e inusitada o tema central: medo.


Hinokio, de Akiyama Takahiko. 2005, 16mm, 111 min.

Iwamoto Satoru é um jovem menino que vive fechado para o mundo exterior. Traumatizado com a morte de sua mãe em um acidente, ele se fecha em seu e se recusa a qualquer contato humano, somente saindo para comer o que seu pai, Kaoru, prepara para ele. Kaoru é um cientista que ajuda no desenvolvimento de robôs. Para ajudar o filho a se relacionar com o mundo externo, ele desenvolve um robô para ele. O robô vai à escola no lugar de Satoru. Lá as crianças apelidam o robô de Hinokio, por causa da semelhança com Pinóquio. Satoru se revolta quando toma conhecimento de rumores de que Hinokio é um protótipo feito para ser testado com propósitos militares. Satoru se rebela contra o pai e joga, ele mesmo, Hinokio em um cruzamento de linhas de trem.


Honra de Samurai, de Yoji Yamada. 2006, 121 min.

Último episódio da ;trilogia samurai; iniciada com ;Crepúsculo Seibei; (indicado ao Oscar na categoria Filme Estrangeiro) e ;Kakashi Ken ; Oni no Tsume; baseado também na obra do romancista Fujisawa Shuhei. Foi o maior sucesso comercial da produtora Shochiku de todos os tempos. Samurai provador de veneno perde a visão após ingerir um molusco. Sua esposa lhe dá apoio, mas ele percebe que ela tem um caso com um capataz. Após divorciar-se e remoído de ciúme e sentimento de perda, ele propõe um duelo com o capataz.

O Amor de Nabbie, de Yuji Nakane (Nabbie no Koi, 1999)
Cor, 16 mm, 92 min.

Comédia sobre o amor apaixonado e acalentado durante 60 anos de uma, velha senhora, numa pequena ilha tropical ao largo de Okinawa.

Oharu ; Vida de uma cortesã, de Kenji Mizoguchi, 1952, P, 148 min.

Baseado em romance de Saikaku Ihara, o filme conta a história da vida de Oharu, uma mulher que na juventude fazia parte da corte do imperador e que em virtude de um relacionamento acaba como pedinte e cortesã, já senhora.


O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua, de Takashi Yamasaki, 2005, 132 min.

Grande sucesso do cinema, baseado em romance homônimo. Registrou um público de mais de 2 milhões de espectadores no Japão, conquistando os mais importantes prêmios de cinema no país. Menina do interior emprega-se numa oficina de carros, acreditando que iria trabalhar numa grande empresa de automóveis. Mesmo desapontada, vai descobrindo a vida e o romantismo de uma Tóquio que se modernizava. O filme se passa em 1958, ano em que é construída a Torre de Tóquio,símbolo da cidade ainda hoje.


O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua II de Takashi Yamasaki. 2007, 146 min.

Uma seqüência tão boa quanto o primeiro, o filme mostra os talentos de direção e efeitos especiais de Takashi Yamazaki. O filme foi indicado em quase todas as categorias principais em 2008 do Japan Academy Awards.

Sonatine, de Takeshi Kitano (Sonachine, 1993), Cor, 16mm, 94 min.

Murukawa, um dos tenentes-chefes da gangue de Kitajima, é um gangster extremamente violento, capaz de matar sem remorsos aqueles que não quitam suas dívidas. Mas os conflitos dentro da gangue, principalmente com o outro tenente-chefe, Takahashi, fazem com que Murukawa esteja cada vez mais cansado de sua vida como yakuza.


Swing Girls, de Yaguchi Shinobu. 2004, cor, 16mm, 105 min.

Um grupo de uma escola secundária ao norte do Japão, que fica em recuperação em matemática no verão, busca alternativas que possam ser interessantes para passar o tempo. As adolescentes planejam criar uma banda instrumental e fogem das aulas todo o período. No entanto, as meninas parecem estar mais interessadas em diversão do que realmente em praticar.


Torre de Tóquio - Mamãe e eu, e às vezes papai, de Matsuoka Joji (Tokyo tawaa;Okan to boku to tokidoki oton, 2007).

Cor, 16 mm, 142 min. O filme alterna entre o passado, no qual Masaya narra sua estória, e o presente, onde ele vê sua mãe morrer de câncer em um hospital.


Water Boys, de Shinobu Yaguchi. 2001, 91 min.

Uma divertida comédia colegial. A equipe de natação masculina de uma escola andava desmotivada, quando chega uma nova e atraente professora com uma grande idéia: formar uma equipe de nado sincronizado com os meninos.

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