Agência France-Presse
postado em 20/01/2010 10:31
Pequim - A notícia de que a China vai retirar parcialmente o filme Avatar dos cinemas enfureceu os cinéfilos internautas chineses, que denunciaram "o comportamento vergonhoso das autoridades".
'Avatar já chegou tarde aos cinemas, como pode ficar tão pouco tempo em cartaz", questiona Baidu, o principal portal chinês.
[SAIBAMAIS]Os internautas suspeitam que as autoridades querem, com isso, promover o filme chinês Confúcio, politicamente mais correto e que será lançado na sexta-feira.
Algunos espectadores chineses fizeram um paralelo entre o fantasia épica de James Cameron - na qual os humanos tentam expulsar uma tribo extraterrestre de suas terras - e a realidade de seu país, onde a desapropriação de terras e moradias é uma realidade.
Zhu Baolin, responsável pelo marketing da China Film, explicou que não há qualquer relação entre a retirada de Avatar e o lançamento de Confúcio. "Se houve algum problema com o conteúdo de Avatar, ele não teria passado pela censura", acrescentou.
Um artigo publicado pelo site da China Film, principal distribuidora do país, afirma que apenas a versão normal será tirada de cartaz e 3D continuará sendo exibida, explicando que o filme e 2D não fez muito sucesso. A China possui apenas 700 telas para filmes em terceira dimensão.