Irlam Rocha Lima
postado em 21/01/2010 10:18
Compositor piauiense radicado em Brasília desde a década de 1960, Clodo Ferreira construiu toda a sua obra na capital, onde iniciou a carreira há quase 40 anos. Autor de músicas gravadas por Fagner, Simone, Zizi Possi, Dominguinhos, Milton Nascimento, MPB-4 e Engenheiros do Hawaii, ele ganha homenagem nesta quinta e sexta, às 19h, no projeto Outras Bossas, no Café Cultural (anexo do Teatro da Caixa).
Quem o homenageia são a cantora Ana Reis e o violonista João Ferreira, filho do artista. "Conheci o Clodo por meio do João, com quem desenvolvo um trabalho há quatro anos. Aos poucos fomos incorporando músicas do Clodo ao nosso repertório. Depois fui convidada para participar de alguns shows deles, que também tomou parte de shows meus", lembra Ana.
Foi da cantora a ideia de celebrar a obra do compositor no Outras Bossas. "Havia proposto o show ao Leonel Laterza (coordenador do projeto) no ano passado e agora, finalmente, surgiu a oportunidade de levá-lo ao palco", comenta. %u201CPara a construção do repertório, partimos de músicas que eu já cantava em outros shows, como Mentira da saudade, a única só de Clodo; Carece de explicação (feita com Domiguinhos) e Conterrâneos (parceria com os irmãos Clésio e Climério Ferreira)%u201D.
No roteiro não vão faltar canções marcantes na carreira de Clodo, compostas com parceiros como Petrúcio Maia (Cebola cortada), Fagner (Meio-dia), Zeca Bahia (Ave coração) e, claro, Revelação (Clésio). "O Clodo tem uma obra imensa, mas seu trabalho ainda não foi devidamente valorizado%u201D, afirma a cantora. "Me sinto lisonjeado quando vejo o trabalho que desenvolvo há quase 40 décadas ser reconhecido por artistas da nova geração, como a Ana Reis", devolve os confetes o homenageado.
OUTRAS BOSSAS
Show de Ana Reis (voz) e João Ferreira (violão) em homenagem a Clodo Ferreira, quinta e sexta, às 19h, no Café Cultural da Caixa (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-6456). Entrada franca. Classificação indicativa livre.