Diversão e Arte

Sonhos de um roqueiro

Irlam Rocha Lima
postado em 23/01/2010 10:58
O brasiliense Luiz Nicolau viveu a febre rock%u2019n%u2019roll nos anos 1980Luiz Nicolau era um típico adolescente brasiliense na primeira metade dos frenéticos anos 1980. Naquele período, os jovens da cidade tinham sonhos comuns: formar uma banda de rock ou integrar um grupo de teatro - entre os muitos que viriam a se proliferar na cidade. Mesmo atento à sonoridade punk que começava a ser ouvida nas festinhas e nos porões de prédios comerciais, ele optou por algo menos barulhento, mas igualmente cheio de vitalidade: o ofício de ator. "Brasília vivia uma ebulição artística na década de 1980 e quis ser partícipe daquilo que estava acontecendo. Fui então fazer teatro. Subi ao palco pela primeira vez em 1982 para encenar Super Zé, dirigido por Dárcio Lima, no Teatro Galpão. Depois, faria outros trabalhos, como o marcante Vidas erradas, de Fernando Villar, inicialmente no Galpão e, depois, na Sala Martins Pena. A peça foi apresentada também no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo", lembra Nicolau. De volta à capital, o ator integra o elenco do espetáculo Theatro Musical Brasileiro, pesquisa capitaneada por Luís Antônio Martinez Corrêa, com direção de Fábio Pilar, em cartaz até domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em novembro, ele também passou por aqui com Tom & Vinicius - O musical, apresentado na Sala Villa-Lobos. "Eu vivia o Frank Sinatra, no encontro que o Tom teve com o ícone da canção norte-americano", observa. Em 1984, Nicolau foi para o Rio de Janeiro estudar teatro, na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). "Paralelamente, fiz outras coisas, como o curso livre de Hamilton Vaz Pereira (diretor do antológico Asdrúbal Trouxe o Trombone). Com ele, fiz a peça Amizade de rua, contracenando com Rodolfo Bottino e Patrícia Pillar, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema", recorda-se. Inimigos do Rei Logo depois, o ator e cantor conheceu o maestro Marcos Leite, que o convidou para fazer parte da orquestra de vozes Garganta Profunda. No grupo vocal, ele ficou durante três anos (entre 1985 e 1988) e conheceu Paulinho Moska e Luis Guilherme, que viriam a ser os seus companheiros na banda Inimigos do Rei. "Gravamos alguns discos. O primeiro, de 1989, que vendeu 150 mil cópias, trouxe as músicas Uma barata chamada Kafka e Adelaide, a anã paraguaia, que foram dois grandes hits", conta. Quase que ao mesmo tempo, Nicolau passou a trabalhar com publicidade em empresa dirigida pelos compositores Tavito (ex-Som Imaginário) e Eduardo Souto Neto, responsáveis por jingles marcantes: "O do Rock in Rio (segunda edição) e o que até hoje é utilizado pela TV Globo na abertura das transmissões de jogos da Seleção Brasileira". Convidado por Ricardo Waddington para fazer a novela Laços de família, de Manoel Carlos, Nicolau interpretou o marginal Maurinho, ex-marido de Capitu, personagem vivida por Giovana Antonelli. "Depois dessa primeira experiência em novela, fiz outras produções da TV Globo, como O clone, Senhora do destino,Da cor do pecado e a série Carga pesada. Para o ator, participar do Theatro Musical Brazileiro é uma experiência inquietante. "Na temporada do espetáculo em Brasília, substituo Pedro Paulo Malta, que estava na montagem no CCBB, no Rio. Para mim, tem sido um desafio, pois os personagens que faço são dos séculos 17 e 18, que participam de um sarau, em que ocorrem intrigas amorosas, com tiradas de humor". Na volta ao Rio, Nicolau começa os ensaios para Era no tempo do rei, peça de autoria do escritor Ruy Castro, que retrata passagem da vida de Dom Pedro I, na fase adolescente. "Vou fazer o temido delegado Vidigal. A direção é de João Fonseca e a trilha sonora tem as assinaturas de Carlos Lyra e Aldir Blanc", adianta. Em breve, o ator poderá ser visto nas telas de todo o país no aguardado filme Suprema felicidade, de Arnaldo Jabor. Outro projeto é o CD da banda Nicolau e os Copérnicos. CRÍTICA/Theatro Musical Brazileiro Genuinamente nosso Sérgio Maggio Brasília não testemunha a evolução do musical brasileiro. É bom destacar que não se fala sobre as franquias da Broadway, mas do gênero criado sob o nosso jeito de fazer entender esse tipo de teatro cantado. Não vimos, por exemplo, Império, de Miguel Falabella, nem 7, de Claudio Botelho e Charles Möeller, dois grandes sucessos de público e crítica da última safra carioca. Só por esse aspecto, a vinda do Theatro Musical Brazileiro 1860 %u2014 1914 para o palco do CCBB já é um bom motivo para assistir ao espetáculo de Luís Antônio Martinez Corrêa (morto em 1987), que agora é remontado por Fábio Pilar. Montagem que estreou em 1985, Theatro Musical Brazileiro volta sustentado, sobretudo, na pesquisa de Luís Antônio Martinez Corrêa, Marshall Netherland e Annabel Albernaz. A seleção de trechos do Teatro Musical Brasileiro é eixo que mantém o frescor da compilação a que se propõe essa montagem, afastando o risco iminente de torná-la uma peça museológica e meramente didática. Há um deleite em ficar diante de cenas de musicais de Arthur Azevedo e outros nomes soterrados pela falta de memória cultural no Brasil (Henrique Alves de Mesquita, Nicolino Milano e Luiz Moreira). E entender como o teatro musicado era uma divertida crônica de costumes, já apropriando-se dos ritmos pré-modernos à consolidação da música brasileira. Na estreia em Brasília, sem aqui levar em conta a benesse da temporada de três semanas, o elenco feminino se sobrepôs e roubou atenção da plateia, até porque faltava evidente intimidade entre os intérpretes. Renata Celidônio, Helga Nemeczyk e Mina Vilardo incorporavam, com maestria, os tipos femininos e cresciam na contracena, sobretudo, com Édio Nunes. Leve, bem produzido e, com a pretensão de resgate de memória, o Theatro Musical Brazileiro é um bom começo para educar e instigar o público da cidade às maravilhas de um musical genuinamente nosso. Theatro Musical Brazileiro Espetáculo de Luís Antônio Martinez, dirigido por Fábio Pilar, com Luiz Nicolau, Édio Nunes, Jorge Luís Cardos, Renata Celidônio, Helga Nemeczyk e Mina Vilardo. Hoje, às 21h. Amanhã, às 19h e 21h, domingo, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia). Classificação indicativa livre. Informações: 3310-7087.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação