Agência France-Presse
postado em 01/02/2010 13:24
Los Angeles - A cantora americana de soul pop Beyoncé levou na noite de domingo seis estatuetas, incluindo a da categoria de Canção do Ano por Single Ladies (Put a Ring on It), na premiação do Grammy, que teve a jovem cantora country Taylor Swift como estrela emergente com o prêmio de Álbum do Ano.
Beyoncé, 28 anos, era a favorita, com 10 indicações, e teve uma grande noite no 52º Grammy, considerado o Oscar da música americana.
Single Ladies de Beyoncé superou na disputa Poker Face de Lady Gaga, tema Pretty Wings de Maxwell, Use Somebody do Kings of Leon e You Belong With Me, de Swift.
"Tem sido uma noite incrível para mim", repetiu Beyoncé ao subir no palco para receber a sexta estatueta, pela música Halo, premiada como melhor interpretação vocal feminina.
A jovem estrela country Taylor Swift, 20 anos, que conquistou quatro Grammys, incluindo o de Melhor Álbum Country, surpreendeu o Staples Center em Los Angeles com o último prêmio da noite, o Álbum do Ano, com "Fearless". "Não posso acreditar", declarou a estrela.
"Não posso deixar de pensar que quando você está no segundo grau na escola e canta em sua primeira apresentação e alguém fala 'talvez te vejamos um dia no Grammy'. E você sente que é um sonhi impossível", afirmou ao receber seu primeiro prêmio.
Além de Álbum do Ano, Beyoncé também foi derrotada na categoria Gravação do Ano, em que era considerada favorita com "Halo". O prêmio ficou com o grupo Kings of Leon com "Use Somebody".
Uma das revelações do ano, a cantora Lady Gaga, 23 anos, venceu nas categorias de gravação dance por "Poker Face" e Álbum dance por "The Fame".
Outro destaque da noite foi o grupo Black Eyed Peas, com três prêmios, para videoclipe, interpretação pop em duo ou grupo e Álbum Vocal Pop, com "The E.N.D".
A festa foi marcada ainda por uma grande homenagem a Michael Jackson, o Rei do Pop, que faleceu em agosto. O astro recebeu um emotivo tributo com um vídeo em 3D e uma série de apresentações de artistas em sua memória.
A multidão aplaudiu de pé quando dois filhos de Jackson, Prince Michael e Paris, subiram ao palco para receber um prêmio pela carreira do pai.