postado em 05/02/2010 09:03
Não existe espaço para reflexão sobre as artes plásticas em Brasília. A cantilena repetida desde tempos imemoriais instigou um grupo de sete estudantes ou egressos do curso de artes plásticas da Universidade de Brasília (UnB) a tomar uma atitude, mesmo que no espaço virtual. Carolina Barmell, Matias Monteiro, Luciana Paiva, Luciana Ribeiro, Mônica Tachotte, Raimundo Kamir e Laurem Crossetti formam a equipe fixa do blog dedicado ao tema Dando nome aos bois, localizado no endereço www.revistadnb.blogspot.com.
Sem qualquer academicismo e dispensando a anarquia dos fanzines, o DNB é preenchido com todo tipo de posts com informações relacionadas à área. Anúncios de aberturas de exposições, vagas de trabalho, colunas fixas e entrevistas formam um panorama das artes plásticas brasiliense. Para comemorar um ano na rede, a equipe do blog decidiu organizar uma exposição real com trabalhos dos artistas entrevistados ao longo do ano. A Superfrágil começa nesta sexta e vai até 5 de março, no Café e Galeria Objeto Encontrado (102 Norte).
Trabalhos figurativos de Clarice Gonçalves, Paulo Faria, Allan de Lana, Yana Tamayo, LHWolf e Pedro Ivo Verçosa passaram por uma seleção natural e dividem as paredes da galeria. "A escolha dos artistas já havia sido feita quando selecionamos nossos entrevistados ao longo do ano. Existe uma diversidade de trabalhos, como desenho, microinstalação e escultura", explica o curador Matias Monteiro. "É um bom panorama de uma geração de uns 10 anos das artes plásticas de Brasília. A Yana Tamayo e LHWolf são veteranos, enquanto o Pedro Ivo é uma revelação", exemplifica a produtora Carolina Barmell.
Apesar de utilizar o endereço www.flickr.com/photos/claricelima para divulgar trabalhos, a artista plástica Clarice Gonçalves, 24 anos, uma das selecionadas, não dispensa a relação presencial estabelecida entre público e obra de arte real. "Nós já nos acostumamos a apreciar arte por meio de livros e internet. Mas nada substitui a sensação de estar diante da obra real, de poder sentir a mão do artista", afirma. Conhecida pela impactante produção de séries de óleo sobre tela dedicadas ao universo feminino, Clarice escolheu exercícios em desenhos a lápis, nanquim e caneta, emoldurados em vidro e pendurados por fios de cobre para a exposição.
Mesmo satisfeitos com o resultado na internet, os blogueiros amadurecem o projeto de transformar o DNB em umapublicação impressa. Para tanto, o projeto precisaria de um apoio maior que o simpático cafezinho servido em A Capela Café (109 Norte) para os entrevistados do blog. %u201CO projeto existe, mas, por enquanto, está muito embrionário. Não sabemos dizer quando isso aconteceria%u201D, revela Monteiro.
SUPERFRÁGIL
De hoje a 5 de março na Galeria Objeto Encontrado (102 Norte, Bl. B, Lj 56). Visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h. Exposição de trabalhos dos artistas Paulo Faria, Allan de Lana, Clarice Gonçalves, Yana Tamayo, LHWolf e Pedro Ivo. Endereço blog Dando Nome aos Bois: www. revistadnb. blogspot.com