postado em 05/02/2010 09:33
Entre o sábado de Zé Pereira e a terça-feira gorda, 20 atrações passam pelo palco do Polo Mangue, no bairro do Recife Antigo. Enquanto o maracatu e o frevo ocupam outros pontos de Olinda e da capital pernambucana, ali, no Cais da Alfândega, a folia é feita de blues, ragga, música flamenca, surf music, rock%u2019n%u2019roll, samba, cumbia, dancehall, música eletrônica e, por que não, tecnobrega. Em sua 15ª edição, o festival Rec-Beat mostra que nasceu para isto mesmo: para complementar o carnaval, sem conflito, sem preconceito.
A escalação, como de hábito, aposta em bandas pouco conhecidas. É a marca do festival, que estreou em Olinda em 1995 (idealizado pelo jornalista e produtor cultural Antonio Gutierrez, o Gutie), e este ano reúne revelações locais, nacionais e internacionais. Da Colômbia vem o grupo de jazz Puerto Candelaria; de Barcelona, Ojos de Brujo; do México, o trio instrumental Cabezas de Cera; dos Estados Unidos, o bluesman Magic Slim; da Bélgica, o duo eletrônico-industrial Madensuyu.
Das 20 atrações programadas para os quatro dias de carnaval, 15 são inéditas no Rec-Beat. Entre os destaques nacionais, estão o baiano-carioca Lucas Santtana, que lançou recentemente o CD Sem nostalgia; a banda cearense Cidadão Instigado, que emplacou Uhuuu em várias listas de melhores discos de 2009; e o rapper mineiro Renegado. Representando a Região Norte, o tecnobrega da paraense Gabi Amarantos e a combinação de guitarrada com ska, samba rock e Beatles da banda acreana Caldo de Piaba.
Entre os locais, Volver, Diversitrônica, Zé Manoel e A Banda de Joseph Tourton são alguns dos novos nomes que se revezam no palco com veteranos da cena pernambucana, como o Mestre Galo Preto e a Orquestra Original Olinda Style (projeto da banda Eddie com a Orquestra Contemporânea de Olinda). E Stela Campos, que em 2009 lançou o quarto álbum, o elogiado Mustang Bar, volta à terra natal depois de um bom tempo (ela vive em São Paulo). Nos intervalos dos shows, o DJ Patrick Tor4 promete um set com afrobeat, samba, fanfarras do Leste Europeu e latinidades. Informações: www.recbeat.com.