Irlam Rocha Lima
postado em 08/02/2010 10:09
Até o CD e o DVD comemorativos dos 25 anos da Banda Eva, Saulo Fernandes foi intérprete de músicas consagradas do grupo. A partir do álbum Veja alto, ouça colorido, o vocalista trouxe a público, com mais ênfase, sua faceta de compositor e mostrou inegável talento na criação de canções de características românticas e, claro, aquelas voltadas para festa.
Em Lugar da alegria %u2014 Ao vivo, lançado em novembro do ano passado, Saulo assina 17 das 18 faixas do CD e do DVD elaborados em parceria com os produtores Alexandre Lins e Alejandro Álvaro e gravados em um sítio próximo a Salvador e no Castelo Garcia D?Ávila (Praia do Forte). O repertório desse novo trabalho vem sendo mostrado em shows, como o apresentado recentemente no Festival de Verão.
Saulo e seus companheiros de banda fizeram do Lugar da alegria um disco bom de ouvir e com forte apelo à dança, desde Rua do sossego (dele, de Ênio Taquari e Renan Ribeiro), que abre o repertório, até Anjo bem, que aparece como bônus. Em praticamente todas as faixas prevalece uma bem construída mistura rítmica num generoso caldeirão, em que axé music, reggae, soul music e samba convivem harmoniosamente. Tudo com muito suingue.
Oxente balance, Nada lhe é proibido, Encontro marcado, Mar sem fim, Que batuque é esse e Doralice são canções em que o cantor solta a voz límpida e cheia de nuances, próprias de um intérprete consciente de suas possibilidades. Em Lugar da alegria, ele tem quatro convidados, legítimos representantes da afro-baianidade musical. O vocalista divide a interpretação de Tudo certo na Bahia com Ninha (ex-Timbalada); faz duo com Tatau (ex-Ara Ketu) em Velocidade luz, e faz Sinais e Mares de ti com Margareth Menezes e Carlinhos Brown, respectivamente. Aliás, Mares de ti, de autoria de Brown, é a única sem a assinatura de Saulo.
Sobre esses convidados, o cantor fala com reverência: "Meus Deus! São quatro luzes fortes e queridas. Juntos, reafirmamos nossa baianidade". Em relação ao processo de criação, ele explica: "Tenho feito mais textos, mais canções nos últimos tempos. Para esse disco, eu e meus parceiros (Fábio Rocha, Léo Pinheiro, Adriano Gaiarsa, Gigi, Alcione Rocha e Rudson Daniel, além dos já citados) ficamos seis meses compondo e pensando no resultado".
Com agenda lotada para o carnaval, Saulo estará à frente da Banda Eva nos blocos Nu Outro (11 de fevereiro), Cerveja & Cia (dia 12), no Circuito Barra-Ondina; e Bloco Eva (dias 14, 15 e 16) no circuito Campo Grande-Praça da Sé. Depois de duas semanas de folga, o cantor e seus companheiros voltam a botar o pé na estrada.
Em Brasília, a Banda Eva deve se apresentar em março ou abril.