Agência France-Presse
postado em 12/02/2010 09:32
Paris - A cineasta argentina Inés de Oliveira César apresentou nesta quinta-feira fora da mostra competitiva na 60ª Berlinale seu filme El recuento de los daños, que utiliza como pano de fundo a tragédia de Édipo para reconstruir alguns crimes cometidos durante a última ditadura militar na Argentina, entre eles o destino de um filho "desaparecido".
[SAIBAMAIS]A cineasta, também uma conhecida atriz em seu país, é uma apaixonada pela tragédia grega e foi convidada para o Festival de cinema de Berlim por seus outros filmes, Extranjera, em 2005 - baseado em Ifigênia em Áulide, de Eurípedes - e Como pasan las horas, em 2007.
Neste filme convidado ao Fórum, a sessão mais experimental e inovadora da Berlinale, fala-se de um jovem, interpretado pelo ator Santiago Gobernori, que descobre sua terrível história ao chegar em uma cidade argentina para assessorar uma fábrica com graves problemas de produção e rentabilidade.
Já na estrada, enquanto viaja para Rosario, ouve na rádio do carro o conhecido enigma apresentado pela esfinge em Edipo Rei de Sófocles: "qual é o ser vivo que caminha em quatro patas de manhã, com duas ao meio-dia e com três ao entardecer?"