postado em 20/02/2010 08:00
Depois da exibição de 17 pilotos de animação na rede de tevês públicas nacionais, ao final de janeiro, o Programa AnimaTV (numa ação integrada entre o Ministério da Cultura e as tevês Cultura e Brasil) entra na reta final, com anúncio dos dois projetos contemplados, a serem transformados em séries até o final do ano. O encerramento da avaliação dos produtos, que se estenderá até 5 de março, abrirá plataforma de comunicação com os futuros co-produtores que estejam interessados em parcerias.
"Existe uma preocupação do ministro Juca Ferreira de implantar, de forma mais perene, apoio substancial para a animação. Desde outubro de 2008, com a criação do Programa de Apoio à Indústria da Animação, o setor ; que registra um alto índice de empregabilidade ; tem sido incrementado", avalia Adilson Ruiz, representante da Diretoria de Programas e Projetos Audiovisuais do MinC.
Segundo Ruiz, ainda neste ano, haverá anúncio de mais um edital voltado com exclusividade para o segmento. Antes disso, dois editais (com inscrições até dia 18 de março), com divisão entre 20 curtas-metragens (cada um, a ser contemplado com R$ 80 mil) e sete longas (que totalizam custos de R$ 8,4 milhões), poderão vir a beneficiar projetos que empreguem (em parte ou de forma integral) recursos de animação.