Diversão e Arte

Cinco perguntas // Aleixo Leite (um dos fundadores da Buraco de Bala)

postado em 20/02/2010 08:00

Qual é a proposta da Burco de Bala e como se deu a formação dos profissionais?
Desenvolvemos peças de design que transmitam uma ideia, contem uma história ou conceito, através do uso de recursos visuais e (no caso da animação) audiovisuais. Bruno Rojas, Emerson Rodrigues e eu somos os sócios fundadores da Buraco de Bala. Começamos a trabalhar na área ainda enquanto cursávamos o curso de Desenho Industrial na UnB. Apesar de termos estabelecido este grupo de trabalho em um ambiente acadêmico, não tínhamos uma cadeia de disciplinas que abordasse este assunto, então a maior parte da nossa formação, no que cabe à produção de filmes animados, foi autodidata. A Buraco de Bala começou quase como um grupo de estudo, através da produção de peças para o meio universitário na área de comunicação. Por exemplo, Máquina de fazer filmes de um minuto, para o Festival do Minuto da Universidade Católica. Na UnB, em si, aprendemos sobre design gráfico e de produto, nosso grupo de colegas era bem ativo e trabalhou em parceria durante muitos anos, assim já atuamos também em outras áreas do design, como o design editorial e webdesign.

Quais as grandes conquistas (campanhas ou méritos da empresa), no ramo da animação?
Ao longo dos anos, a Buraco de Bala sempre investiu tempo em propostas pessoais que encaixamos entre os trabalhos comerciais. Nunca tivemos receio em contatar possíveis interessados em peças que temos em andamento, como a MTV, que é bem aberta para este tipo de material. Nosso primeiro "break" foi com a produção da peça Coração, vinheta de 15" para a MTV (
http://buracodebala.com/work/mtvheart.html). Desde então, fizemos identidades visuais e propagandas para diversas marcas de renome, como Nike, McDonald;s, VH1, VIVA, Coca-Cola e Red Bull, aqui e no exterior. Lá fora já existe uma cultura de consumo deste tipo de trabalho estabelecida, com uma variedade grande de publicações, exposições e premiações das quais volta e meia estamos participando (http://buracodebala.com/info/). De qualquer maneira, o que é mais importante para o nosso grupo é o desenvolvimento de peças de alta qualidade, cremos que o nosso maior mérito até agora na verdade, é o portifolio que montamos.

Existem projetos (ou projetos concluídos) na área da criação audiovisual específicos para o ramo do entretenimento?
Temos ideias que estão engavetadas, mas que pretendemos realizar em futuro próximo. O maior problema que encontramos é que a produção de peças animadas de alta qualidade é demorada e cara. É necessário que tenhamos muito pessoal durante um período de tempo muito longo, o que acarreta grandes gastos. Nosso objetivo, a longo prazo, é ir mais e mais em direção à produção de peças pessoais de conteúdo autônomo, contando apenas histórias originais, sem a necessidade de ser uma peça de suporte da venda de um produto.

Alguém tem projeto formatado ou com apoio garantido ou grande chance de acontecer, na área específica do entretenimento?

Estamos agora começando uma relação de parceria com um grupo de produção de cinema do RJ, chamada Lupa Filmes. Eles têm experiência no que compete a levantamento de recursos e funcionamento do meio do cinema no Brasil. Esperamos encaminhar alguns projetos junto a eles ainda este semestre. Temos que sentar e conversar sobre as melhores ações a serem tomadas e determinar o formato final dos projetos que temos engavetados.

Há quanto tempo vocês atuam no mercado? Como vê o mercado para o entretenimento feito com animadores brasileiros?
A Buraco de Bala se reuniu pela primeira vez em 1999, mas entrou de maneira mais efetiva no mercado em 2005. Acreditamos que o futuro é bem promissor para animadores, diversas mídias estão incorporando a imagem em movimento, desde os aparelhos celulares até os outdoors animados que vemos mundo afora. Com a popularização dos meios de produção na área da animação, cada vez mais o pequeno produtor tem chance de se aplicar e realizar peças excelentes, além de ter um baita canal de divulgação do trabalho através da internet. A mídia não é mais restrita aos grandes grupos de comunicação, vários players de streaming online já trabalham com níveis de qualidade de visualização bem altos (vide VIMEO.com e YouTube HD).

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