Diversão e Arte

Gagá-vião desfila pelas ruas do Cruzeiro

postado em 21/02/2010 08:59
A quarta-feira de cinzas não é a despedida do carnaval. Pelo menos para os integrantes do Bloco Gagá-vião, do Cruzeiro. Ontem à tarde, cerca de 200 pessoas se reuniram na Quadra da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc)(1), escola de samba que conquistou este ano o 30; título do carnaval de Brasília. A concentração começou às 14h, com o batuque dos percussionistas que desfilaram pela agremiação no Ceilambódromo, na última terça-feira. De lá, às 16h, o bloco ganhou as ruas da cidade.

O bloco foi criado há dois anos com o objetivo de resgatar o carnaval de rua na cidade. Percussionistas da bateria da Aruc fizeram a festa dos foliõesÀ medida que avançava, o bloco ia crescendo. Muitas pessoas que estavam em casa caíram na folia ao ouvir o som da bateria. O Gagá-avião surgiu há dois anos e foi criado para resgatar o carnaval de rua no Cruzeiro, além de homenagear os pioneiros da cidade, daí o nome: Gagá-vião. ;Gagá é para lembrar nossos velhinhos que ajudaram a construir essa cidade e Gavião em homenagem à águia da Aruc e ao próprio Cruzeiro, pois muitos não sabem, mas o Cruzeiro já foi chamado de Gavião;, diz um dos fundadores do bloco, Luiz Eduardo de Araújo, o lingote.

Um dos momentos mais marcantes do desfile do bloco foi quando ele passou em frente ao Quiosque Skina 4, de propriedade de Dona Ivone de Araújo Eduardo, 80 anos, uma das mais antigas moradoras da cidade. Os puxadores dos sambas e marchinhas fizeram questão de dedicar alguns minutos à ilustre comer;rciante. Dona Ivone não se fez de rogada e caiu no samba. ;Eu já recebi muitas homenagens e sempre me emociono. É bonito ver que essa gente gosta de mim;, disse ela, que não deixou de escancarar seu orgulho de morar no Cruzeiro. ;Nasci no Rio de Janeiro, mas sou cruzeirense de coração. Só saio dessa cidade para o Campo da Esperança;, brinca.

A crise política que vive a capital do país não poderia ficar de fora da festa do Gagá-vião. Durante todo o percurso, que durou cerca de três horas, não faltaram marchinhas ironizando o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido) e os deputados envolvidos no suposto esquema de pagamento de propina.

1 -
Supercampeã
A Aruc foi consagrada a grande campeã do carnaval 2010 do DF, conquistando sua 30; estrela. A escola homenageou os 50 anos de Brasília com o enredo Brasília mística - Os mistérios da capital dos sonhos. A agremiação foi fundada em 21 de outubro de 1961 e é detentora da façanha de ter conquistado oito títulos consecutivos, de 1986 a 1992. A sede da Aruc fica na Área Especial n; 8 do Cruzeiro Velho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação