postado em 19/03/2010 07:00
O Marina Hall pode não ter a mesma sonoridade que o antigo prédio da prefeitura de Glasgow (Escócia), onde foi gravado o álbum Tonight: Franz Ferdinand, lançado em 2009. Dos ecos vindos de paredes descascadas, teto alto e grandes salões, o quarteto escocês registrou um universo de sons e efeitos impossíveis de reproduzir ao vivo. Mas a restrição não é problema. Os rapazes prometem que os fãs vão ter o que querem no show de domingo: rock;n; roll, batidas dançantes e o tradicional agudo das guitarras que tornaram o nome Franz Ferdinand cultuado em todo o mundo.;Fizemos muitas experimentações para criar um som diferente no nosso terceiro álbum, porque não queríamos nos repetirmos. Mas em show as coisas mudam. Ali, é guitarra, bateria, baixo, teclado e, para modernizar, um pouco dos sintetizadores;, disse o guitarrista Nick McCarthy ao Correio. Com três passagens pelo Brasil na bagagem, o grupo já conhece o público, ;muito caloroso e amigável;. A passagem por Brasília no domingo vem com curiosidade para os integrantes. ;Claro que queremos conhecer a famosa arquitetura de Niemeyer. Ouvimos falar muito e estamos felizes de conhecer o lugar e as pessoas ;, afirma o guitarrista.
O Franz Ferdinand pisa na cidade para enfrentar um público marcado pela onda de megaproduções de março. Depois de Guns;N Roses e a-ha, que alimentaram o saudosismo dos brasilienses, agora é a vez de uma banda em alta, que estourou em 2004 com o hit Take me out e se encontra numa fase amadurecida. Ponto para os rapazes: em uma geração em que são raras as bandas que se sustentam no topo, o Franz Ferdinand tem agenda cheia e contrato com uma grande gravadora, sem perder o respeito dos fãs e das bandas independentes que inspiraram por todo o mundo.
A apresentação de domingo deve seguir o mesmo ritmo da turnê de Tonight em outros países: muito do novo CD com mesclas dos anteriores, Franz Ferdinand (2003) e You could have it so much better (2005). A escalação oficial tem Do you want to, Darts of pleasure, The dark of the matinée, This fire, Take me out e as novas Ulysses, Can;t stop feeling e No you girls. Algumas queridinhas dos fãs, como Michael, 40; play e Auf achse, também podem aparecer.
Da primeira vez que a banda esteve no Brasil, em 2006, acompanhava o U2 e teve a oportunidade de tocar para mais de 30 mil pessoas no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A chance é repassada, neste ano, às bandas brasileiras convidadas a abrir a Tonight tour. Apontada pelos fãs via internet, no hotsite da turnê, e escolhida pelos próprios escoceses entre várias indicações, a banda candanga The Pro sobe ao palco do Marina Hall às 20h para um show de meia hora. ;O Franz Ferdinand é uma das melhores bandas da atualidade e é uma honra ter sido escolhido. Vamos curtir muito;, disse o vocalista Zé Moraes.
Franz Ferdinand Brazil Tour 2010
Domingo, às 20h, no Marina Hall. Terceiro lote de ingressos a R$ 160 e R$ 80 (meia). Pontos de venda: Ingresso.com.br, Mormaii (dinheiro) e Lojas Americanas (cartão). Não recomendado para menores de 16 anos.