Diversão e Arte

Franz Ferdinand promete show agitado hoje à noite no Marina Hall

Setlist traz retrospectiva da carreira

postado em 21/03/2010 07:00
A agitada Glasgow (Escócia), terceira cidade mais populosa do Reino Unido, tem sido alvo de um turismo diferenciado na última década. Os pubs ficam cheios de turistas que, em detrimento dos atrativos geográficos e arquitetônicos, se amontoam em busca de boa música, em shows com bandas novas ou consagradas que efervescem o meio cultural da cidade. Neste ambiente, em 2003, começou a banda Franz Ferdinand ; em um cenário com Belle & Sebastian, Travis, The Fratellis, Camera Obscura e Primal Scream.

Apesar da dificuldade de chegar aos pubs mais badalados, a agitação de qualidade inquestionável nunca foi vista como concorrência pelo quarteto escocês que toca hoje no Marina Hall. ;Justamente por ser uma cidade com cultura musical intensa, as bandas se diferenciavam e se ajudavam. Fizemos muita turnê com Belle & Sebastian e quem tinha novas oportunidades, levava o outro. Toda banda bem sucedida pode abrir o caminho para as demais;, contou o guitarrista da banda Franz Ferdinand, Nick McCarthy, à reportagem do Correio.

O show de hoje mostra que o FF traz no sangue o gene da agregação. Desde novembro, quando anunciada a turnê brasileira, estava previsto que, em cada uma das cidades em que o quarteto escocês se apresentasse, um grupo local seria escalado para fazer a abertura. ;Quando viemos pela primeira vez ao Brasil, abrindo para um show do U2 em 2006, foi uma experiência incrível;, relaciona Nick, evocando a apresentação para 30 mil pessoas no Estádio Morumbi.

Apesar de questionarem se merecem ou não a escalação desde que o resultado foi divulgado, os integrantes da banda brasiliense The Pro são só alegria. Foram os mais indicados do Brasil na votação feita pelo hotsite da turnê e escolhidos pelo próprio Franz. ;A gente nunca pensa estar preparado para abrir show de caras desse nível. Mesmo assim, soltamos um vídeo chamado Campanha Pro Franz na internet e foi muito bem recebido. Vamos guardar esta experiência para sempre na lembrança e estamos na expectativa de conversar com os caras;, contou o vocalista, Zé Pro.

Os garotos brasilienses sobem a palco às 20h e selecionaram um set de canções conhecidas, como Todos juntos e Tudo bem, e algumas novidades. ;Quem nos conhece vai gostar, quem não conhece vai ver se curte. Logo depois, o Franz entra pra nos engolir;, brincou o vocalista. Seguindo a escola Franz Ferdinand de camaradagem, eles levam a palco Felipe Torno, da banda Watson. ;Ele vai ser o nosso quinto elemento. E quanto mais bandas a gente puder levar ao palco, melhor. A celebração é de todo o cenário independente de Brasília;, idealiza.

Número da sorte


Quatro parece ser um número forte na turnê brasileira do Franz Ferdinand. A começar pela quantidade de vezes que os caras vieram ao Brasil. Duas em 2006 e outra no ano passado, para uma apresentação concorrida na boate The Week, em São Paulo. Este é o quarto giro dos escoceses no país, e eles aproveitaram para passar em quatro cidades: Porto Alegre e Rio de Janeiro já receberam com agitação o megashow, restando a Brasília e São Paulo. O quarteto parece empolgado. ;Gostamos muito do país e é uma alegria voltar para divulgar o novo trabalho, ainda mais conhecendo Brasília, que nos parece uma utopia;, elogia Nick McCarthy.

Para quebrar o ritmo numérico, eles chegaram para apresentar Tonight: Franz Ferdinand, o terceiro CD da banda, lançado no ano passado. Mas o show contempla toda a carreira dos rapazes de Glasgow. Hits dos CDs Franz Ferdinand (2003) e You could have it so much better (2005) e até algumas músicas menos conhecidas estão na setlist oficial do show (veja quadro ao lado). ;O objetivo do show é fazer as pessoas se divertirem, porque esse é o nosso propósito ao vivo;, detalha o guitarrista.

Se há alguns mimos inéditos na apresentação, McCarthy não revela ; apesar de já terem incluído, na turnê de Tonight em outros países, um cover de All my friends, do LCD Soundsystem, e b-sides, lançados apenas em EPs. Nick prefere dar tempo ao tempo. ;Passamos um ano e meio em estúdio e realizando pesquisas sonoras para Tonight. Já temos algumas ideias pro próximo disco, mas não é hora de pensar nisso e nem adiantar no show;, avisa sobre o já esperado disco de número quatro. ;Queremos mesmo é mostrar esse trabalho que nos deixou muito satisfeitos.; Vale esperar se a apresentação brasiliense virá com algum mimo para os fãs.


FRANZ FERDINAND BRAZIL TOUR 2010

Hoje, às 20h, no Marina Hall. Terceiro lote de ingressos a R$ 160 e R$ 80 (meia). Pontos de venda: Ingresso.com.br, Mormaii (dinheiro) e Lojas Americanas (cartão). Não recomendado para menores de 16 anos.

O que vai rolar
Músicas escaladas para a turnê brasileira

Franz Ferdinand (2003)
Tell her tonight
Take me out
The dark of the matinée
This fire
Michael

You could have it so much better (2005)
The fallen
Do you want to
Walk away
Outsiders

Tonight: Franz Ferdinand (2009)
Ulysses
Turn it on
No you girls
Live alone
What she came for
Can;t stop feeling
Lucid dreams

Mimos
All my friends, do LCD Sounsystem
Shopping for blood e Van tango, do EP Darts of pleasure

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação