postado em 31/03/2010 10:39
A TV Brasil antecipa as comemorações do aniversário de Brasília e passa a exibir a partir desta quinta-feira, a série Bem te vi Brasília - 50 anos. A história da construção da capital federal será contada em 21 programetes de um minuto e meio cada, apresentados antes de começar o jornal Repórter Brasil - às 21h - e ao longo da programação do mês de abril. "É a memória sentimental da construção de Brasília, contada pelos operários que vieram de lugares distantes, buscando um sonho de vida", resume a diretora, Tania Quaresma. O projeto é continuidade de um trabalho iniciado em 1983 pela Fundação Bem Te Vi, quando foram gravadas 200 horas de entrevistas com pessoas que ajudaram a construir a cidade, formando a série Os pioneiros.
Bem te vi Brasília - 50 anos recorre a depoimentos de pioneiros das diversas áreas de atuação, ilustrados com imagens históricas, para tecer a saga da construção até a inauguração da capital. A história é contada do ponto de vista dos antigos donos das terras que foram ocupadas pela nova capital e de pessoas simples, como o operário Tião da Onça. Ele foi o primeiro trabalhador a chegar ao Planalto Central para a rápida construção do Catetinho. Ou dona Dolores, a cozinheira que trabalhava dia e noite fazendo a comida mineira do presidente Juscelino.
Mas não faltam, obviamente, os depoimentos de quem viveu o lado oficial da história. Misturam-se entrevistas feitas recentemente a gravações históricos, como a da fala do presidente Juscelino Kubitschek. Os testemunhos do arquiteto Oscar Niemeyer, do urbanista Lúcio Costa, do artista plástico Athos Bulcão e do cinegrafista Sávio Silva, que fez as primeiras imagens de Brasília, também integram o projeto, que promete ser rico em imagens de arquivo.
Serão mostradas cenas da construção da Candangolândia, da Cidade Livre e do Núcleo Bandeirante, imagens da primeira visita de Juscelino ao Planalto Central, as visitas de estrangeiros ilustres às obras e o primeiro time de futebol da capital, o Rabelo Futebol Clube. Tania Quaresma também selecionou registros das Caravana da Integração Nacional, que trouxe a Brasília políticos e empresários de outros estados, por via terrestre. "São muitas histórias ao longo da série. Vasculhamos arquivos e buscamos pessoas para registrar para sempre a expressão singela dos primeiros habitantes que sairam de longe para o então desconhecido Centro-Oeste", conta a cineasta.