Irlam Rocha Lima, Enviado Especial
postado em 02/04/2010 10:05
São Paulo - Com 120 músicas compostas e 90 gravadas, Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho vão comemorar 35 anos de parceria com o lançamento, ainda neste semestre, de um álbum com 14 faixas, sendo quatro músicas inéditas e 10 regravações. A direção artística é de Mário Lago Filho, e terá a participação especial de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho. O CD é um dos seis projetos selecionados, entre os 730 inscritos de 23 estados, na categoria fomento à música, do Natura Musical.
Dois mestres do samba, Dona Ivone e Délcio se juntam a outros grandes artistas brasileiros, de diferentes gerações e estilos, que terão seus trabalhos registrados em disco, igualmente contemplados com o patrocínio da Natura. São eles: Marcelo Jeneci (Feito para acabar), Edgard Scandurra e Cidadão Instigado (Na área), Marcos Suzano e trio experimental Coração Quiáltera (Sementeira - Sons de Percussão), Arthur de Faria & Seu Conjunto (Música para ouvir sentado), aos quais se junta o In-Edit Brasil %u2014 Festival Documentário Musical.
"Para mim, aos 87 anos, é uma alegria muito grande dividir este disco com Délcio Carvalho, com quem há tanto tempo tenho uma parceria abençoada por Deus. Juntos fizemos músicas consagradas pelo público, mas há as que não se tornaram conhecidas e outras ainda inéditas. Algumas delas estão no repertório do CD", comemora Dona Ivone, a grande dama do samba.
O álbum, já em processo de finalização, foi idealizado a partir de um show dos dois sambistas cariocas no Teatro Municipal de Niterói. "Ali, sentimos que tínhamos um bom material para ser registrado e nos inscrevemos no Natura Musical. Estamos felicíssimos por nosso projeto ter sido selecionado", festeja Délcio. Ele adiantou que uma das faixas será Derradeira melodia, primeira música da parceria, gravada pelo grupo Nosso Samba, em 1975.
Esta é a quinta edição do Natura Musical, programa de incentivo à cultura que, ao longo de cinco anos, por meio do fomento à música brasileia, patrocinou a gravação de CDs, DVDs, turnês resgate de acervos de músicas erudita e popular, formação musical e projetos de pesquisa. O lançamento foi feito na terça-feira última, em São Paulo, com a presença de artistas selecionados, entre os quais Naná Vasconcelos, Carlinhos Brown, Vanessa da Mata, Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Marcelo Jeneci, o cineasta Nelon Pereira dos Santos, Dona Ivone e Délcio Carvalho.
Para Brown e Vanessa, o Natura Musical patrocinará turnês inéditas, que serão levadas a várias regiões do país - inclusive Brasília - no segundo semestre deste ano. Nelson Pereira dos Santos vai dirigir o filme A música segundo Tom Jobim. "É um filme de montagem sobre a obra do Tom, com imagens já existentes no acervo deixado por ele e outras a serem produzidas", explica Nelson.
"Estamos comemorando os cinco anos de realizações do Natura Musical, com sua expansão, ao criarmos o programa Rádio Natura Música e o lançamento do Portal Natura Musical", disse Renata Sbardelini, gerente de Marketing Institucional da empresa.
O repórter viajou a convite do projeto Natura Musical