postado em 06/04/2010 09:52
O desejo de enaltecer a arte brasiliense ; e brasileira ; é o fio que conduz a mostra de arte 15; ; 47; Espaço sensível contemporâneo, que entra em cartaz hoje, no Espaço Chatô (sede do Correio Braziliense). São 15 obras de quatro artistas brasileiros e um franco-italiano, que expõem trabalhos em linguagens e suporte diversos, como desenhos, pinturas e esculturas, nas mais diversas temáticas.
O trabalho da carioca Cláudia Gama, por exemplo, destaca-se pelo universo de cores vibrantes, movimentos intensos e espaços interligados usados pela pintora. ;Tudo isso produz um resultado harmônico de profundo equilíbrio visual;, avalia o curador da mostra, Ruy Pereira. Já a obra do gaúcho Donatto destaca a anatomia humana fortemente influenciada pelos estudos dos pintores da renascença. Outra característica da obra de Donatto é o uso de carvão, madeira, aço e carbono na composição de suas telas e esculturas.
Expressionismo, abstração e concretismo são alguns dos traços marcantes da pintura do fluminense Paulo Maurício. O também carioca Rogério Reis passou a adolescência em Brasília, onde iniciou o movimento do grafitti. Sua obra até os dias atuais tem um quê do anarquismo, que o moveu quando mais jovem. O estranho no ninho brasileiro é o franco-italiano Gaspari Di Caro, que usa luzes, sombras e formas para arquitetar seus trabalhos.
Os artistas se conheceram aos poucos e o primeiro encontro para expor seus trabalhos em conjunto foi no ano passado. ;Celina Ribeiro, proprietária de uma galeria no Lago Sul, e a artista plástica Claudia Gama foram as principais responsáveis por este encontro;, revela o curador. Os protagonistas da exposição se autodenominam como artífices de um movimento artístico, que tem como principal objetivo iniciar um movimento que represente a arte em Brasília com a esperança de atrair novos participantes interessados em apresentar seus trabalhos, sejam eles nas artes plásticas, no cinema, na música, na literatura seja na poesia.
O vernissage de abertura com a presença dos cinco artistas plásticos e do curador da mostra acontece hoje, a partir das 19h. A exposição segue aberta para visitação até 24, de segunda a sexta, das 10h às 18h. A entrada é franca.
15; ; 47; ESPAÇO SENSÍVEL CONTEMPORÂNEO
Exposição coletiva com curadoria Ruy Pereira. Abertura hoje, às 19h, no Espaço Chatô (sede do Correio Braziliense). Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h. Entrada franca. <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <--
--> <--
-->