postado em 08/04/2010 11:37
Uns dizem que foi a estreia na antiga Casa do Teatro Amador (hoje Teatro Plínio Marcos), com o espetáculo futurista Rumo ao planeta Boing, que deu sorte à Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Outros acreditam que o momento de virada do grupo tenha sido quando Welder Rodrigues, um dos integrantes, se desapegou dos fios de cabelo, em 1994. Nem uma nem outra. O fato é que no momento em que o grupo candango de comédia fechou sua formação em seis integrantes, em 1995, o destino de sucesso estava traçado.
Do Plínio Marcos, passaram pelo Teatro Garagem, pelo Espaço Zoom, e se fixaram no Teatro dos Bancários. Hoje, na estreia do festival XVMM - Os Melhores do Mundo 15 anos, os debutantes veem claramente a dimensão que o trabalho tomou. Até domingo, eles apresentam seus grandes sucessos na principal casa de espetáculos da cidade. E a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, com suas 1.307 poltronas, talvez não seja grande o suficiente para receber o público que segue o grupo - já foi aberta uma sessão extra para a apresentação de Misticismo, no sábado.
O festival é composto por quatro espetáculos. Deles, o mais antigo data do ano de estreia da companhia e é um dos maiores sucessos do grupo. Hermanoteu na terra de Godah, escrito em 1995, já rodou o país e se prepara para a segunda turnê em Portugal em maio. "Hermanoteu está há muito tempo em turnê. Com os anos, vimos que tipo de cena é mais divertida e reformulamos o espetáculo totalmente em 2000, adicionando espaços para interação com o público", detalha a atriz Adriana Nunes. A peça, um épico cômico, narra a preparação de Hermanoteu para seguir o dever divino de levar seu povo até Godah.
O famoso Joseph
A mostra conta também com uma das queridinhas do público candango, Notícias populares, que estreou em 1997 no Teatro Garagem reunindo histórias sobre os exageros do jornalismo. Da peça saiu o personagem mais famoso do grupo, Joseph Klimber, considerado pelo sexteto como o responsável pelo sucesso fora da cidade. "Já tinhamos feito turnê em outros lugares, mas não sentíamos o calor do público como em Brasília. Mas quando demos entrevista no Programa do Jô, o vídeo caiu na internet e virou nossa divulgação mais forte. Ele projetou o grupo em todo o país", acredita Adriana. O espetáculo foi o primeiro lançado em DVD, em 2007, seguido por Hermanoteu na terra de Godah, em 2009.
Sexo, a comédia, que estreou em 1996 com nove esquetes, volta aos palcos candangos reduzida para quatro quadros. "Cerca de metade do espetáculo é improviso, e isso acaba aumentando muito a duração. O último quadro, Suingue, está com 40 minutos. Os que ficaram de fora estão tão grandes que podíamos montar Sexo 2", brinca Adriana.
Dos espetáculos apresentados no festival XVMM, apenas Misticismo não estreou fora de Brasília, mas deve ser o próximo nome da turnê nacional. Escrita em 1996, a peça ironiza dogmas e contradições das religiões. "Coincidência ou não, é também a peça em que mais coisas estranhas acontecem. Desde acabar a luz no teatro até parte do cenário se incendiar no meio do espetáculo", relembra o ator Victor Leal.
Para a estudante Thamara Guimarães, 19 anos, Misticismo é a melhor montagem do grupo. "Com inteligência, eles colocam algumas contradições religiosas contra a parede, mas com muito humor. É possível ver claramente no público quem concorda ou discorda, pelos risos e caras fechadas. Mas, no fim, todo mundo entra na brincadeira", conta a fã, que já garantiu ingressos para três dias do festival. Neste fim de semana, ela só não vai assistir a Hermanoteu na terra de Godah. "Vi cinco vezes. A última foi em fevereiro, quando eles voltaram a Brasília. Já sei de cor", assume.
De fã recente a seguidora, a auxiliar contábil Carla Lorena Pereira, 24, viajou a São Paulo em 2009 para assistir a Hermanoteu pela quarta vez. "Conheci o trabalho deles em fevereiro do ano passado, com a peça Melhores do Mundo Futebol Clube, e me viciei de primeira. Tentei conhecê-los e descobri que eram pessoas simpáticas e receptivas. Mais do que bons profissionais, eles tratam o público com carinho e não se escondem dos fãs quando vêm à cidade", detalha.
XVMM - Os Melhores do Mundo 15 anos
Festival de espetáculos da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Nesta quinta (8/4), às 21h, Sexo, a comédia. Amanhã, às 21h, Hermanoteu na terra de Godah. Sábado, às 18h30 e às 21h, Misticismo. Domingo, às 20h, Notícias populares. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia).
Não recomendado para menores de 14 anos.