Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 13:50
Londres - O grupo teatral Royal Shakespeare Company lançou nesta segunda-feira uma remontagem interativa de Romeu e Julieta com as falas clássicas da obra-prima do poeta e dramaturgo substituídas por mensagens do Twitter. Uma delas diz: "Julieta dá bye, fui!".
O elenco de cinco atores do RSC está improvisando uma história em tempo real e levemente baseada no clássico romance de Shakespeare durante as próximas cinco semanas.
Utilizando tweets de no máximo 140 caracteres, os atores britânicos conversam entre si para a "plateia" do Twitter. O "diálogo" dos atores será transmitido em celulares e computadores.
Juliet, interpretada por uma atriz de 19 anos, Charlotte Wakefield, é uma adolescente que nunca teve um namorado, mas encontra consolo nos chats da internet.
Na história, a mãe dela, Susan Capulet, 34 anos, morreu em um acidente de carro uma década atrás.
Em um dos tweets, Julieta anexa um link para um vídeo do YouTube que fez em seu quarto, focando no porta-retrato com a foto de sua mãe.
No caminho para a escola, ela publicou um tweet bem informal: "ok, agora meu pai está me ligando do carro! Preciso sair! Gostaria de twittar na escola, mas... não posso. (Prometo voltar depois. Julieta dá tchau, fui!)".
Um tweet típico de seu irmão, Tybalt, que arrisca ser expulso da escola por mau comportamento, é: "vou me atrasar para a aula porque tenho que tomar café da manhã. Não tô nem aí".
Os atores precisam improvisar e preparar relatos modernos que ocorreriam na Inglaterra atual, não na Verona da história original.
Os próprios atores estão escrevendo os tweets, tomando inspiração no histórico de seus personagens e em um diário que foi dado a eles.
O projeto, chamado "Such Tweet Sorrow" (Uma dor tão 'tweet', em tradução livre) em uma brincadeira de palavras com a frase "a despedida é uma dor tão doce" do texto de Romeu e Julieta, é uma co-produção com uma companhia que produz entretenimento para celulares, TV e Internet.
O diretor artístico do RSC, Michael Boyd, afirmou que o objetivo da companhia teatral famosa no mundo todo sempre foi "colocar atores e plateia juntos". "Estamos ansiosos para ver como as pessoas vão reagir a esse novo jeito de atuar", completou.