Diversão e Arte

A banda punk britânica Varukers toca em Brasília pela primeira vez

postado em 16/04/2010 09:39

Em sua terceira vinda ao país, a banda toca pela primeira vez em BrasíliaDepois do Exploited, que veio a Brasília em 2009, agora é a vez de outra veterana banda britânica de punk/hardcore tocar na cidade. O grupo The Varukers se apresenta neste sábado no subsolo do Conic, em evento que começa às 22h com as locais Os Maltrapilhos, Possuídos Pelo Cão e Murro no Olho. Os ingressos custam R$ 20 e o show não é recomendado pra menores de 18 anos. Os Varukers fizeram soar seus primeiros acordes no finzinho dos anos 1970. ;Não planejamos durar tanto, mas a chama ainda queima;, diz o vocalista Rat. Eles são parte de uma leva de bandas que pegou o som rápido e cru de Sex Pistols e The Damned e levou para outro patamar sonoro, mais rápido e pesado. Após uma série de singles, EPs, três álbuns e incontáveis shows, o grupo se separou em 1988 e voltou no começo dos anos 1990. Desde então, passou por mudanças na formação, lançou mais discos e tocou no Brasil duas vezes. Em sua terceira passagem pelo país, a banda toca em seis cidades. ;O repertório vai ser o mesmo de antes. Se funciona, não queremos mudar;, adianta Rat.

Leia entrevista realizada por e-mail com Anthony ;Rat; Martin, vocalista da banda punk britânica Varukers. As respostas são curtas e diretas ao ponto, como uma música de hardcore:
A banda tocou recentemente no Japão. Como foi a turnê por lá? A última vez que estivemos lá foi há 10 anos. E foi louco. Estamos voltando para o Japão em agosto.
Os Varukers estão tocando no Brasil pela terceira vez. Quais são as melhores memórias de vocês das outras vezes que estiveram aqui? As pessoas mais loucas nos shows e a bebedeira com os Ratos de Porão.
Vocês são amigos do pessoal do Ratos de Porão, certo? Como as duas bandas se aproximaram? Quais outras bandas brasileiras vocês gostam? Fizemos uma turnê juntos na Inglaterra em 1998 e desde então somos uma família feliz. Agrotóxico, Calibre 12, Sepultura e outras.
Ano passado a banda lançou Killing myself to live, o primeiro disco de músicas novas em anos. Por que demoraram tanto? Malditos preguiçosos improdutivos. Mas nos fim das contas, conseguimos.
Como serão os shows no Brasil? Mais músicas novas no set list? As mesmas do set list de antes. Não queremos mudar se funciona.
Quais são as bandas que influenciaram a banda no começo e que vocês consideram ser uma influência até hoje? Exploited, Discharge, GBH, UK Subs, Sex Pistols e Damned
E quais são as melhores bandas punk hoje atuais? Varukers, Discharge, Sick on the Bus e Fleas and Lice.
E falando no começo da banda, de onde vocês tiraram o nome Varukers? O que ele significa? Nosso baterista original chegou com esse nome. É uma doença do pé.
Para os Varukers, o que é ser punk no século 21? O mesmo que no século 20.
Imaginavam que a banda ainda estaria tocando depois de três décadas? Não planejamos durar tanto, mas a chama ainda queima.
Você ainda está cantando no Discharge? E os outros integrantes da banda também tocam em outros projetos? Ainda canto com o Discharge. Biff e Brian tocam com o Sick on Bus, Sean toca no Certified e Stick toca no Doom.
Algumas pessoas consideram que o punk perdeu seu caráter revolucionário e agora é tudo entretenimento. Você concorda? Na sua opinião, no que o punk pode mudar a vida de uma pessoa? Ainda influencia as pessoas a fazerem a coisa certa e aí termina a lição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação