Diversão e Arte

Seu Estrelo percorre 380km no DF e Entorno para "descobrir" os vários brasis da capital do país

postado em 17/04/2010 11:56
Mais do que monumentos ou obras de arte a céu aberto, Brasília tem cor, tem cheiro, som e vida. A geleia geral de culturas e povos que aqui se reuniram ao longo desses 50 anos acabou transformado a capital de todos os brasileiros em uma verdadeira ;cidade mestiça;, assim apelidada pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Resultado da caravana pode ser conferido pelo público a partir de hoje na sede do Seu Estrelo (813 Sul)Durante 16 meses, os 18 integrantes da trupe do samba pisado percorreram 12 importantes manifestações populares de algumas regiões administrativas de Brasília e uma do Entorno (Formosa). De novembro de 2008 a fevereiro de 2010, foram aproximadamente 380km de trajetória. Ao longo desse caminho, muitas surpresas e a descoberta de vários brasis dentro da capital do país.

;Quando a gente decidiu fazer essa caravana, a intenção era encerrar a primeira etapa às vésperas dos 50 anos mesmo. Sempre ouvimos falar muito da diversidade cultural e queríamos conferir tudo de perto. Mostrar esse lado da mistura, de todos os brasis. Tentar descobrir a formação real de Brasília ao longo dessas cinco décadas;, comenta Tico Magalhães, criador e um dos integrantes do grupo.

O resultado da caravana pode ser conferido pelo público a partir de hoje na sede do Seu Estrelo (813 Sul), quando haverá uma roda de conversa para trocar ideias sobre a experiência, seguida de uma apresentação do grupo. Amanhã, será aberta uma exposição fotográfica com 130 fotos tiradas ao longo da caravana, além do lançamento do Diário de Bordo (sobre as localidades visitadas) e apresentações culturais de grupos de Brasília.

;A gente queria registrar isso para o público. Foi até difícil delimitar por onde passar, qual imagem colocar na exposição, tamanha a diversidade artística que vimos. O nosso Diário de Bordo vai mostrar muito bem isso. Essa primeira impressão dos grupos, as características e as peculiaridades de cada um. Imprimimos 500 exemplares, inicialmente, e isso será distribuído ao público;, revela Tico.

Oficinas
Para ele, todos os grupos ou artistas visitados demostraram uma força muito grande, além de uma atuação e um envolvimento intenso dentro daquela comunidade em que estão inseridos. Além do mais, todos eles se mostraram bastante receptivos e houve uma troca cultural bastante positiva. ;Além de conhecer a fundo como essas manifestações funcionam, a gente fez apresentações e realizou oficinas em cada uma delas. Todos os grupos têm um ponto de destaque, seja o aspecto social, a arte como revolução, a religião, a tradição. Isso é bem interessante. Os grupos estão lá nos seus guetos e se mantêm na fé e no amor pela brincadeira;, frisa.

A intenção do Seu Estrelo é dar continuidade ao projeto da Caravana e tentar mostrar ao povo e aos governantes um pouco da identidade cultural de Brasília. ;A cidade surgiu a partir de todo esse caldeirão cultural que veio pra cá. Brasília é muito aberta, muito receptiva a todas essas diferenças. Ela recebe manifestações de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Minas, ou seja, pessoas de todos os cantos vão chegando, se instalando e sem problema algum. Quisemos revelar esse lado da cidade e despertar um maior apoio e interesse. Por isso, vamos continuar com o projeto;, salienta Tico Magalhães.

Mostra Caravana Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Roda de conversa hoje, às 17h, e apresentação do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, às 20h, na sede do grupo, na 813 Sul. Amanhã, a partir das 16h, abertura da Mostra Fotográfica, que fica em cartaz durante duas semanas; lançamento do Diário de Bordo sobre a caravana, que será distribuído ao público, e apresentações culturais, no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul).

O número
130

Número de fotografias tiradas ao longo da caravana que serão expostas ao público na sede do grupo

Sobradinho Bumba Meu Boi, Mestre Teodoro e o Cacuriá Filha Herdeira

Paranoá Martinha do Coco

Riacho Fundo Centro Cultural e Social Grito de Liberdade

Ceilândia Mestre Zé do Pife e Menino de Ceilândia

Taguatinga Chico Simões e Zé Regino

Plano Piloto Circo Teatro Udi Grudi

Cruzeiro Aruc

SIA Irmandade Nossa Senhora do Carmo Cajuru

Formosa Mestre Badia Medeiros

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação