Diversão e Arte

Brasília em 50 músicas

postado em 18/04/2010 11:48
Carlos Marcelo
Irlam Rocha Lima
Pedro Brandt

Cantos de concreto, cantos do cerrado. Todos os tons da criação surgiram na capital ao longo das primeiras cinco décadas de história. Graças à música, Brasília deixou de ser apenas sinônimo de poder e mostrou ao Brasil uma face irrequieta e insurgente, nada oficial. Boa parte dessa fama foi conquistada nos anos 1980 com a força do movimento chamado rock Brasília ; a primeira manifestação cultural nascida na cidade a obter maciça repercussão nacional. Mas cantores e compositores de outros estilos, antes e depois da geração coca-cola liderada por Renato Russo, contribuíram para inserir em definitivo o Planalto Central no mapa da produção musical brasileira.

[SAIBAMAIS]Depois de publicar os filmes e as obras de arte que marcaram as cinco primeiras décadas da capital, o Correio mostra hoje as 50 composições que espelham as múltiplas faces da capital. No levantamento, foram incluídas músicas sobre a cidade, feitas para a cidade, com referências à cidade ou que marcaram época e até hoje são cantaroladas pelos que aqui nasceram e cresceram. Só quem é de Brasília, por exemplo, sabe que um telefone é muito pouco para quem mora nas asas Sul e Norte. E que são grandes as possibilidades dos casais Léo e Bia e Eduardo e Mônica terem se esbarrado algum dia no Parque da Cidade. A crescente diversidade da produção, acentuada na última década, se reflete numa lista igualmente variada. Do choro ao clássico, do reggae ao hip-hop, das trilhas urbanas aos ritmos regionais; a música também conta a nossa história.

Colaborou Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação