Diversão e Arte

Primeiro espaço cênico do Gama será inaugurado na unidade local do Sesc

postado em 20/04/2010 09:55
Cento e setenta mil habitantes e nenhum teatro. Era assim o Gama, conhecido também como a ;capital do Entorno;. Mesmo com uma cena cultural agitada, principalmente quando o tema é teatro de bonecos, a cidade carecia de um espaço decente para apresentar suas produções artísticas.

Finalmente, o Gama se prepara para ver as cortinas do seu próprio teatro se abrirem. Será inaugurado hoje à noite o primeiro espaço cênico da cidade. Uma vitória para classe artística e um alívio para os moradores ; que não mais se sacrificarão para assistir a bons espetáculos a longas distâncias ou em pequenos e precários espaços. Mais do que isso, com o teatro, a cidade receberá produções nacionais que, antes, se restringiam aos grandes centros urbanos.

O primeiro teatro do Gama(1), com 2,5 mil metros quadrados, terá capacidade para receber 400 pessoas ; além de área garantida a 25 portadores de necessidades especiais. Localizado na nova unidade do Sesc, mais do que espaço cênico, servirá de palco para shows, espetáculos de dança e palestras, além de cinema.

E, para uma cidade que vivia dos pequenos teatros de bolso, sem estrutura ou tecnologia, ou da lembrança saudosa dos tempos do Cine Itapuã(2), o que vem por aí é de encher os olhos. Como confirmam os integrantes de uma das mais antigas trupes locais: os bonequeiros Airton Masciano e Leda Carneiro, do Bagagem Cia. de Bonecos. (3)

Já na entrada, escadas e rampas foram projetadas para que o acesso seja democrático. Ao passarem pelas cortinas da entrada principal do teatro, na semana passada, os bonequeiros mal conseguiram se concentrar em tantos detalhes.

;Hoje temos apenas teatros alternativos na cidade. Ter um teatro com essa estrutura é muito importante. Já dá um frio na barriga em imaginar a gente se apresentando aqui. Vai melhorar a autoestima da cidade;, comentou Leda. Olhando para cima, sem esconder a satisfação, Airton disparou: ;Estamos deslumbrados. A cidade merece;.

Não era para menos. Graças a uma equipe de engenharia, todo o projeto do local foi pensado para receber equipamentos e estrutura de ponta ; a maioria importados. ;O Sesc Gama existe desde 1997, mas estava em lugar alugado. Agora, temos uma estrutura própria. E um prédio exclusivo que seguiu a linha dos teatros das outras unidades. Colocamos aqui o que há de melhor e mais moderno;, explicou o diretor da sede, Guilherme Reinecken de Araújo.

A área do teatro começa pelo foyer de cerca de 300m;, com quatro televisores de plasma de 52 polegadas. ;Uma área importante de convivência, para antes das apresentações e exposições;, explica o chefe da seção de engenharia e manutenção predial do Sesc, Valcir Toledo. Logo, acima, um mezanino com mais um televisor e duas salas de aulas ; uma para música e outra para vídeo ; , ambas com tratamento acústico.

Já na área interna, o primeiro destaque está em uma espécie de camarote ; suspenso, de frente para o palco, tem capacidade para 12 pessoas sentadas. Embaixo, piso, paredes e teto foram projetados de forma a oferecer ao público e ao artista a melhor acústica. ;Eu estou impressionado, não tem eco. Tudo aqui é de primeira;, empolgou-se o bonequeiro Airton.

Sem
desconforto
Para Leda, um dos diferenciais que chamaram a atenção foi a distância entre as fileiras das poltronas. Com cerca de 1,10m entre elas, há espaço suficiente para uma pessoa passar enquanto outra estiver sentada, sem desconforto.

No teto, três projetores e duas varandas de iluminação. ;A iluminação é o mais importante. Com essas varandas podemos iluminar, por exemplo, apenas a ponta do palco ou o fundo. Incrível!”, analisou Airton. O palco conta com 21 varas de luz , além de varas de cenário para a montagem de vários fundos ; todos motorizados. Para os artistas, quatro camarins ; dois individuais e dois coletivos ;, que ainda estavam em finalização na última semana. Também no palco, três telões para exibição de vídeos e filmes: dois menores, nas laterais, e um maior, no centro.

Na cabine de som e luz, equipamentos digitais, importados e de última geração, tanto para apresentações teatrais quanto para cinema. ;Vimos que eles investiram em equipamentos caros e modernos. Isso é importante para quem está no palco e para a plateia;, avaliou Airton.

E mesmo antes da inauguração, o burburinho já começou a agitar a cena artística da cidade. ;Já existe uma grande demanda, principalmente dos artistas do Gama. A população daqui é carente nesta área;, disse o diretor da unidade. E o melhor, a programação de espetáculos, shows e eventos culturais seguirão à risca a política do Sesc: ingressos a preços populares.

1 - Tudo pronto
O teatro do Sesc Gama, assim como todo o complexo (de 11 mil metros quadrados), será inaugurado oficialmente em cerimônia hoje. Algumas áreas já estão em funcionamento, como escola, academia, área médica, entre outros. O Sesc fica na QI 1, Lt. 620/680, Setor Industrial Leste.

2 - Na história

O Centro Cultural Itapuã foi fundado em 1963, por uma empresa particular. O Cine Itapuã tem capacidade para 500 pessoas. É o segundo espaço cultural mais antigo de Brasília, só perde para o Cine Brasília. Na década de 1980, um grupo de empresários locais comprou o local e doou ao governo local. Até sua interdição, em outubro do ano passado, era o único centro de encontro dos artistas da cidade.

3 - Veteranos
O Bagagem Cia. de Bonecos foi criado há 27 anos com a proposta de pesquisar o teatro de bonecos. No Espaço Cultural Bagagem, na sede do grupo no Gama, ocorrem espetáculos gratuitos além de oficinas para a comunidade.
(Qd. 40, Lj. 16, Setor Central)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação