Diversão e Arte

Picasso rasgado volta em retrospectiva no Metropolitan de NY

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 16:42
Um quadro de Pablo Picasso restaurado após ter sido rasgado em janeiro por uma visitante voltará a ser exibido a partir do dia 27 de abril no museu Metropolitan de Nova York, como parte de uma grande retrospectiva do pintor espanhol.

"O Ator", pintado por Picasso em 1905 no início de seu período Rosa, sofreu um rasgo de cerca de 15 cm quando uma mulher caiu acidentalmente sobre a obra, que forma parte da coleção permanente do museu americano.

A tela foi submetida a uma minuciosa restauração e o "Met" anunciou que será apresentada novamente ao público com outras 300 obras (pinturas, desenhos, esculturas e cerâmicas) em uma retrospectiva até o dia 1; de agosto.

Se trata de uma oportunidade única de ver uma das coleções mais importantes do mundo sobre a obra do artista, garante o Met.

Estarão incluídos na mostra os Arlequins dos períodos Rosa e Azul, as figuras com múltiplas facetas dos anos cubistas, os banhistas dos anos 1920 e os touros da década seguinte. "Picasso no museu Metropolitan de Arte" exporá 34 pinturas, 58 desenhos, esculturas e cerâmicas e uma seleção de gravuras - 200 de um total de 400 - adquiridas pelo Museu nos últimos 50 anos.

A exposição inclui um grande número de obras em papel que nunca - ou em raras ocasiões - foram apresentadas no museu de Nova York.

Segundo o Met, a exposição incluirá obras analisadas e restauradas com novas técnicas de reflectografia infravermelho aplicadas sobre as telas, que permitem investigar as inteções do artista.

Por exemplo, em "La Coiffure" (1906), foram descobertas imagens ocultas abaixo das capas de pintura, trazendo à tona novas informações sobre o trabalho de Picasso (1881-1973).

A mostra inclui vídeos sobre os trabalhos de pesquisa do Met, para ilustrar como o mestre espanhol revisava suas composições, estilos e temática enquanto refazia determinados quadros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação