Agência France-Presse
postado em 05/05/2010 09:05
Nova York - Um quadro de Pablo Picasso, Desnudo, hojas verdes y busto (Nu, folhas verdes e busto), de 1932, foi arrematado nesta terça-feira por 106,4 milhões de dólares, um recorde para obra de arte, informou a casa de leilões Christie's de Nova York.
O valor supera os 104,1 milhões de dólares pagos em 2004 por outro quadro de Picasso, Joven con pipa, e bate os 104,3 milhões obtidos em fevereiro passado pela escultura O homem caminhando (L'homme qui marche), do italiano Alberto Giacometti, que detinha o recorde de preço para leilão de obra de arte.
Desnudo, hojas verdes y busto estava avaliado em entre 70 e 90 milhões de dólares.
Especialistas destacam que o recorde se refere a leilões, já que em transações privadas este valor foi superado, a exemplo dos 140 milhões de dólares pagos em 2006 por uma obra de Jackson Pollock.
De qualquer forma, o recorde confirma a recuperação da confiança no mercado de artes, após a crise econômica que abalou o planeta.
O Picasso, arrematado por um comprador não identificado, era o principal lote da coleção Frances Lasker Brody, uma filantropa de Los Angeles falecida em novembro passado.