Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Hoje é dia de Cannes

Principal e mais glamuroso festival abre com a apresentação do hollywoodiano Robin Hood, de Ridley Scott

Sempre que assistem a um filme assinado por Tim Burton, de Alice no País das Maravilhas, os fãs do diretor californiano esperam encontrar o melhor de dois mundos: cinema de autor com apelo popular. É esse o equilíbrio sonhado pela curadoria do Festival de Cannes, que elegeu Burton como o presidente do júri oficial da 63ª edição. Na mostra da riviera francesa, indiscutivelmente a mais aguardada no calendário cinematográfico, o contraste entre novidades da indústria e criações radicais é premeditado. A programação será aberta hoje à noite com o hollywoodiano Robin Hood, encontro entre o diretor Ridley Scott e o gladiador Russell Crowe. No tapete vermelho, no entanto, a expectativa é de poucas celebridades. Na disputa pela Palma de Ouro, o drama de espionagem Fair game, de Doug Liman (A identidade Bourne), será defendido por Sean Penn e Naomi Watts. Mas quase todos os outros 18 candidatos ao prêmio principal prometem frustrar os paparazzi. A contenta, que segue até o dia 23, é valorizada por nomes já consagrados - como o iraniano Abbas Kiarostami (Certified copy), os ingleses Mike Leigh (Another year) e Ken Loach (Route irish), o japonês Takeshi Kitano (Outrage), o mexicano Alejandro González Iñárritu (Biutiful) -, apostas dos organizadores Gilles Jacob e Thierry Frémaux. Uma seleção discreta em comparação à de 2009, que contou com títulos como A fita branca, Bastardos inglórios, Abraços partidos e Anticristo. Menos cobiçada pelos flashes da imprensa internacional, a mostra paralela Um Certo Olhar será o reduto dos mestres Jean-Luc Godard (Film socialisme, já lançado na internet em uma versão reduzida, acelerada) e Manoel de Oliveira (O estranho caso de Angélica), que alternam sessões com candidatos a cult como o romeno Aurora, de Cristi Puiu (com três horas de duração) e o argentino Carancho, de Pablo Trapero (Leonera). Sabores mais palatáveis encontram-se fora da competição, nas fitas de Woody Allen (You will meet a tall dark stranger) e Oliver Stone (Wall Street: Money never sleeps). Uma curiosidade é Carlos, biografia do terrorista venezuelano Carlos, o Chacal, dirigida para a tevê pelo francês Olivier Assayas (Horas de verão). Em uma temporada morna para os latinos, o Brasil pouco será visto na Croisette. O projeto coletivo 5 vezes favela, agora por nós mesmos (dirigido por sete integrantes de comunidades do Rio de Janeiro) será exibido em sessão especial. O coordenador do longa-metragem, Cacá Diegues, integra o júri da competição de curtas-metragens, que conta com um brasileiro (Estação, de Márcia Faria). Na Quinzena dos Realizadores, uma surpresa: A alegria, de Marina Méliande e Felipe Bragança. Na competição » Another year, Mike Leigh » Biutiful, Alejandro González Iñárritu » Certified copy, Abbas Kiarostami » Chongqing blues, Wang Xiaoshuai » The exodus %u2014 Burnt by the sun 2, Nikita Mikhalkov » Fair game, Doug Liman » The housemaid, Im Sangsoo » My joy, Sergei Loznitsa » Of gods and men, Xavier Beauvois » On tour, Mathieu Amalric » Our life, Daniele Luchetti » Outrage, Takeshi Kitano » Outside of the law, Rachid Bouchareb » Poetry, Lee Chang-dong » The princess of Montpensier, Bertrand Tavernier » Route irish, Ken Loach » A screaming man, Mahamat-Saleh Haroun » Tender son %u2014 The Frankenstein project, Kornél Mundruczó » Uncle Boonmee who can recall his past lives, Apichatpong Weerasethakul