Agência France-Presse
postado em 14/05/2010 14:58
Paris - O ator Michael Douglas disse nesta sexta-feira que não vai assinar a petição lançada pelo filósofo francês Bernard-Henri Levy a favor do cineasta franco-polonês Roman Polanski.
[SAIBAMAIS]"Admiro infinitamente o Roman, a quem conheço, mas este é um problema que deve ser tratado internamente. Acho que não seria justo para mim enquanto americano assinar uma petição sobre alguém que violou a lei", declarou o ator entrevistado pela rádio francesa RTL. "Ele fugiu, de alguma forma é um caso judicial", comentou.
A justiça californiana pede a extradição de Polanski por ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos em 1977.
"Eu vivia em Los Angeles quando ocorreram os fatos e acho que, se o Roman olhasse um pouco para trás, veria que o aconselharam mal na época", segundo o ator presente em Cannes para apresentar "Wall Street 2", de Oliver Stone. "É muito difícil para mim, eu não posso assinar", concluiu.
Roman Polanski afirma que fez na época um acordo com a justiça depois de 42 dias na prisão e depois teve que se exilar quando o juiz mudou de ideia.
Detido por mandato internacional em 26 de setembro de 2009 ao chegar a Zurique parea assistir um festival de cinema, foi libertado no dia 4 de dezembro sob fiança e colocado em prisão domiciliar à espera de uma eventual extradição.