postado em 18/05/2010 07:00
Raça e vontade são duas palavras que sempre estiveram incluídas na bagagem desta trupe que há 27 anos movimenta a cena cultural no Gama. Essa mesma galera começou a perceber que, no período das férias, as crianças ficavam ;órfãs; de boas atividades culturais. Da observação nasceu a primeira edição do Festival Cultural, em janeiro de 2009, promovido pelo grupo Teatro Bagagem. Mas em razão do atraso na liberação de recursos pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o evento deste ano começa a partir de hoje com o espetáculo Circo mulambo, às 10h e às 15h, no Espaço Bagagem Cia. de Bonecos.;O festival segue até o dia 29, e quem comparecer no espaço da Espaço Bagagem, na quadra 40 loja 16 (setor central da cidade) terá a oportunidade de constatar a qualidade do teatro de bonecos realizado pelos artistas do Distrito Federal;, conta Eudes Leão, coordenador do evento.
Apesar de o festival deste ano ser realizado ainda no período de aulas da meninada, a coordenação do evento criou uma grade horária variada para não prejudicar a ida dos pequenos e também dos grandes ; existem atrações para o público adulto. Alguns espetáculos, como Circo e teatro artetude, dos Irmãos Saúde, às 18h, e o Boi jatobá, Companhia Ladrão de Mim, às 20h, são opções que integram o cardápio da programação. A edição deste ano foi orçada em R$ 50 mil. Na primeira etapa os integrantes do Bagagem custearam todas as despesas do projeto.
Trajetória
Os primeiros passos dos bonequeiros do Gama foram dados ainda no grupo amador Trapo, que tinha como integrantes Airton Masciano e Marco Augusto, alunos do Centro de Ensino Fundamental 2 do Gama, em 1982. ;Assistimos um espetáculo de bonecos chamado Prezepadas, dos diretores Chico Simões e Carlinhos Babal. Ficamos apaixonados;, exclama Airton, ;então, veio a ideia de criar a companhia Teatro Bagagem. A partir daí, começamos a construir bonecos e experimentar alguns textos;, diz.O primeiro trabalho dos novatos foi Cachorro do coronel. A mesma obra foi contemplada pelo projeto Plateia ; na época, a Secretaria de Cultura era unificada com a de Educação. Nesse período os ensaios aconteciam na casa dos integrantes do grupo. Airton relembra que a primeira sede da companhia foi no ;Palácio dos Morcegos;. ;Eram umas salas abandonadas num prédio no centro do Gama. ;A trupe permaneceu durante três anos no local, mas uma crise financeira fez a turma levantar acampamento. Os encontros passaram a ser na casa de Airton, mas logo eles foram convidados a se retirar devido a uma certa bagunça.
O Bagagem arrumou as malas e seguiu em busca de outro canto. No novo endereço no Gama Oeste permaneceram de 1991 a 1994, mas outra crise financeira assolou os atores e a casa de Marco Augusto se tornou o ponto de encontro para os ensaios. Após um ano, os mambembes fizeram as trouxas e foram parar em um prédio também no Setor Oeste da cidade, de onde logo tiveram que sair, pois o local ameaçava desabar. Novamente colocaram o pé na estrada e a próxima parada da turma foi um galpão, no centro, onde ficaram por um ano.Em 2004 finalmente as idas e vindas da moçada terminaram. Os atores fincaram de vez a pedra fundamental na quadra 40. A raça e a vontade de continuar no ofício ainda permeiam essa galera. Hoje, o Espaço Bagagem Cia. de Bonecos tem uma rotina de oito horas de trabalho diário. Atualmente, o Bagagem trabalha numa versão do texto Hamlet, de William Shakespeare.
Festival Cultural
Espaço Bagagem Cia. de Bonecos
(Q. 40, Lj. 16, Gama). De hoje a 29 de maio. Entrada franca. Informações: 3556-6605. Classificação indicativa livre. Espetáculos com início às 20h têm classificação indicativa não recomendada para menores de 16 anos.
; Programe-se
18/05
Bagagem Cia. De Bonecos ; Circo Mulambo, às 10h e às 15h.
19/05
Bagagem Cia. De Bonecos ; Varal de Bonecos, às 10h e às 15h.
20/05
Bagagem Cia. De Bonecos ; As aventuras do Capitão Catapimba, às 10h e às 15h.
21/05
Bagagem Cia. De Bonecos -A descoberta de Cabral, às 10h e às 15h.
Mamulengo Presepada- Mateus o último homem da cobra, às 20h.
22/05
Contadora de estórias ; Lilian Corgozinho, às 10h.
Circo e teatro Artetude - Circo dos Irmãos saúde, às 18hs
Azimute companhia de máscaras cômicas-"Com o diabo no corpo de Leonardo Braga às 20h.
23/05
As caixeiras, às 18h.
Música e poesia com Carlinhos Piauí e Ivan Matos, às 20h.
25/05
Baú de contadores - Tumba La Catumba, às 10h.
Cia. Artcum - O boi Jatobá, às 15h.
26/05
Cia. Pilombetagem- Benedito e o boi Pintadinho, às 10h
Circo Boa Vontade - Hoje tem Espetáculo, às 15h.
27/05
Núcleo Otelo - Cangaia, às 10h.
Cia. Jorge Crespo - Inventos alegres do Vovô, às 15h.
28/05
Cia. Daqui -As invenções de Darwin, às 10h.
Cia. Titeritar - Pedro e o lobo, às 15h.
Grupo recorte - ladrão de mim, às 20h.
29/05
Contadora de estórias -Lilian Corgozinho, às 10h.
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, às 18h.
Cláudio Falcão -As pérolas de Berenice, às 20h.