postado em 19/05/2010 08:26
Em comum, terráqueos e habitantes do planeta Voca têm a paixão pela música. Sorte, então, que a nave desses simpáticos seres brancos aterrissou por aqui. Reabastecidos com energia musical, eles poderão voltar para casa. Antes disso, em retribuição a calorosa recepção em solo terrestre, os oito alienígenas farão o que sabem realizar melhor: cantar. De hoje a domingo, o Voca People se apresenta na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional.
No palco, não se vê, mas se ouvem instrumentos musicais. Todos os sons são produzidos pelas bocas dos cantores. O repertório, mesmo executado por extraterrestre, é familiar. Vai da música clássica ao pop, passando por vários sucessos, de diversos estilos musicais, das últimas décadas.
Nenhum dos cinco homens e três mulheres concede entrevista. Esse trabalho fica a cargo do gerente de turnê, Dror Kaspy.
Ele conta que o Voca People surgiu de uma ideia de Lior Kalfo, veterano produtor de tevê em Israel, que buscava criar um outro número à capela. Em abril de 2009, o primeiro vídeo do grupo foi colocado no site YouTube, alcançado até agora 5 milhões de acessos e ajudou a lançar a carreira internacional do grupo. "Não imaginávamos que faria tanto sucesso na internet. Foi uma surpresa positiva", comenta Dror Kaspy.
Entrevista com Dror Kaspy, gerente de turnê do grupo cênico-musical israelense Voca People:
Que tipo de música pode ser ouvida nos espetáculos de vocês?
Os Voca People amam todos os tipos de música. Eles acreditam que a música é vida e a vida é música. Eles tocam 50 músicas de todos os tempos. Do clássico ao pop, até mesmo algo de heavy metal. Músicas dos anos 1970, 1980, 1990%u2026 Beethoven, Mozart, Michael Jacjson, Madonna%u2026
O humor faz parte do espetáculo, certo?
A comédia é um forte elemento do show. Sempre conseguimos muitas risadas da plateia. O Voca People ri do público e eles riem do grupo. O show é cheio de interação com a plateia. O Voca se dirige as pessoas, eles explicam que precisam de ajuda para voltar ao seu planeta.
O grupo se apresentou para as crianças de em um hospital em Brasília. Já tinham tido este tipo e experiência?
Visitamos um hospital de crianças no México. Foi muito tocante. Trazer a alegria da música para as crianças foi uma sensação indiscritível.
Qual o objetivo do Voca People?
Tocar no mundo inteiro, trazer a alegria da música para toda criatura viva.
A internet ajudou a fazer a fama do grupo. Foram vocês mesmos que colocaram os vídeos no YouTube ou foi alguém que filmou uma apresentação do grupo?
Botamos o vídeo no YouTube para mostrar este incrível número no qual a história da música é mostrada em cinco minutos. E queríamos mostrar para muitas pessoas. Não imaginávamos que faria tanto sucesso na internet. Foi uma incrível surpresa, uma surpresa positiva. O Voca People está muito animado com a respostas do público. O fato de termos mais e mais pessoas indo ao shows é encorajador.
Vocês pretendem lançar um disco?
A ideia não está descartada, mas ainda não pensamos sobre o assunto.
VOCA PEOPLE
De hoje a sábado, às 21h, e domingo, às 18h e 20h, na Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional. Apresentação do grupo vocal israelense Voca People. Ingressos: R$ 140 e R$ 70 (meia). Classificação indicativa livre. Informações: 3325-6239 e 3325-6256.