Gabriela de Almeida
Dona Jandira costuma brincar que agora só falta chegar à Broadway. E quem vai duvidar de uma mulher que realizou o sonho de se tornar cantora profissional aos 66 anos? Dona Jandira ou Jandira Célia, como foi batizada, nasceu em Maceió em 1938, em uma véspera de Natal. ;Poderia até me chamar Natalina, não é mesmo?;, brinca. A cantora, recém-intitulada profissional, vem a Brasília hoje (quarta-feira, 26/5) e amanhã para show no Feitiço Mineiro, às 21h30.
A voz carregada de emoção interpreta sucessos de Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues e Vinicius de Moraes. ;Sou apaixonada por essa turma toda;, declara-se. A música para Dona Jandira começou como uma brincadeira, entre as bonecas da infância, com a mãe. O tempo passou e a jovem alagoana seguiu outro rumo e decidiu se tornar pedagoga. Por duas décadas lecionou didática da linguagem e iniciou cursos de artesanato. Com o patchwork, técnica de costura que utiliza retalhos, Jandira viajou pelo Brasil e, entre uma costura e outra, tecia a música com apresentações discretas em eventos fechados.
Em 2005, com 66 anos e morando em Minas Gerais, Jandira fez um teste para a Ordem dos Músicos de Minas Gerais. ;Após o teste fui para Belo Horizonte e dali em diante não parei mais de cantar;, conta. O músico e produtor José Dias deu o primeiro passo e a parceria comemorou cinco anos com shows marcados no Rio de Janeiro e São Paulo, para o lançamento do novo CD, o segundo da carreira. ;Trabalho com o resgate da música brasileira. Sou caloura no meio musical, mas tento contribuir com meus colegas músicos;, explica a intérprete. Cinco anos parece pouco tempo, mas para quem esperou sessenta para começar a cantar, o tempo tem sido suficiente. Em cinco anos, Jandira fez com sua banda mais de duzentas apresentações em casas de espetáculos de Minas Gerais e região. No primeiro CD, lançado em 2008, Jandira interpretou Ary Barroso e Ataulfo Alves e composições inéditas de Chico Amaral, Sérgio Moreira, José Dias e Murilo Antunes.
Com o lema ;nunca é tarde para começar;, Dona Jandira apresentará no Feitiço Mineiro clássicos como Que será, Onde anda você e Feitiço da vila. ;Farei uma homenagem à cidade com 50 rosas vermelhas;, adianta a cantora.
DONA JANDIRA
Feitiço Mineiro (306 Norte, Bl. B, Lj. 45; 3272-3032). Hoje e amanhã, às 21h30. Couvert: 15. Não recomendado para menores de 18 anos.
Veja vídeos com Dona Jandira