Cento e trinta crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de regiões carentes do Pará, sobem, nesta quarta-feira (26/5), às 20h, ao palco da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional, para encenar a ópera infanto-juvenil O Viajante das Lendas Amazônicas.
O espetáculo, baseado no texto do poeta João de Jesus Paes Loureiro e musicado pelo compositor russo Serguei Firsanov, é um exemplo raro de ópera no Brasil. Valorizando as origens indígenas da cultura amazônica, o enredo entra no mundo das lendas caboclas, contando a história de um curumim que pede carona a um canoeiro. A viagem segue recheada com narrativas fantásticas sobre as nossas lendas.
A apresentação tem duração de duas horas e meia e é encenada em três atos: lenda do uirapuru, lenda dos insetos e lenda do tamba-tajá. O coro e a orquestra da ópera são formados por alunos do projeto Vale Música, criado pela Fundação Vale e coordenado, no Pará, pela Fundação Amazônica de Música (FAM).
Além dos jovens, O Viajante das Lendas Amazônicas envolve mais 39 profissionais que atuam na produção e na área técnica. A entrada é gratuita.
Confira vídeos da ópera O viajante das lendas amazônicas