Diversão e Arte

Maratona de encenação traz para Brasília o Teatro Oficina de José Celso Martinez Correa

postado em 27/05/2010 09:27

A atriz Cacilda Becker estará em cena na cidade, amanhã, às 18h, materializada pelo projeto Dionisíacas em viagem. A turnê, que vai percorrer sete estados brasileiros com quatro espetáculos do repertório, sob a maestria do diretor José Celso Martinez Correa e os atuadores do Teatro Oficina Uzina Uzona, abre em Brasília, com tenda-estádio montada no quadrante 1, da Esplanada dos Ministérios, com a estrutura montada que pode receber 1,7 mil espectadores.

O aquecimento para a viagem das Dionisíacas será feito por, Taniko, o rito do mar, hoje, às 20h, como informa Zé Celso. Segundo o diretor, a peça é uma homenagem ao músico João Gilberto, que adora o Japão. O maestro resume, num primeiro momento, a montagem como um ioga ;rebolado;, que mistura bossa nova, budismo e o teatro nô. A duração é de uma hora e quarenta minutos. Na sequência, amanhã, às 18h, Estrela brazyleira a vagar ; Cacilda!, escrita por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, é a segunda parte da tetralogia sobre a vida da atriz. O espetáculo começa com imagens da primeira montagem, Cacilda, realizada em 1998. Quem comparecer ao espetáculo irá ver a ascensão de Cacilda no teatro dos anos 1940. O texto traz para a cena grandes nomes da cultura brasileira como Grande Othelo, o diretor Ziembinski, Emilinha Borba, Dulcina de Moraes e Sérgio Cardoso. ;Não se trata de uma homenagem, mas uma maneira de devorar a sabedoria da atriz Cacilda Becker, que ainda não foi conquistada. Cacilda era uma pilha em cena, ela possuía um corpo elétrico como proposto na acupuntura;, revela Zé Celso. O diretor pede aos espectadores para levarem flores. O espetáculo dura seis horas.

A penúltima parada, no sábado, às 18h, é Bacantes, de Eurípedes, encenada como ópera carnaval, adianta o diretor. ;Bacantes reconstitui o rito de origem do teatro;, conta Zé Celso. A peça também tem seis horas de duração. Ele destaca que a peça possui 25 cantos de odes ao nascimento, à morte e ao renascimento de Dionysios, Deus do Teatro. O banquete, recriação do texto de Platão, encerra a maratona das apresentações no domingo, à 18h. Agatão (personagem da trama) convida a todos para uma mesa regada a vinho em sua casa, onde vão cantar o amor (Eros). A confraternização é marcada com a presença Orpheu, Eurídice e Zeus, além de outros personagens mitológicos num encontro para celebrar o amor. Serão vendidas taças de vinhos para o brinde. Cada taça custará R$ 5 e poderão ser compradas até três fichas. O espetáculo dura três horas e quarenta e cinco minutos.

Ao todo, serão 17 horas de maratona teatral. O Teatro Oficina Uzina Uzona está na cidade desde a semana passada, quando começou série de oficinas iniciadas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). Para o estudante de artes cênicas Luiz Strauch, o intercâmbio foi importante porque deixou claro como ocorre o processo de criação de Zé Celso. ;Estou no primeiro semestre e a oficina me permitiu observar como é o processo de ensaio, como o diretor, os atores, a equipe técnica trabalham até chegar ao ponto exato para ser levado o público;, diz.


ESTRELA MAIOR
Considerada a maior atriz brasileira pela capacidade de encenar diversos personagens com carisma e talento inconfundíveis de grandes autores de século 20 como, Samuel Beckett, além dos gregos e Shakespeare. Cacilda Becker (1921-1969) foi introduzida no teatro pelas mãos do escritor Miroel Silveira, que a integrou ao Teatro dos Estudantes, no Rio de Janeiro na década de 1940. A atriz é lembrada pelos grandes trabalhos na peças Uma longa jornada noite adentro (1958), de Eugene O;Neill, Quem tem medo de Virgínia Woolf?, de Edward Albee (1965), e em Maria Stuart, de Schiller (1958).

Programe-se

Taniko, hoje, às 20h ; Duração de uma hora e 40 minutos (sem intervalo)

Estrela brasyleira a vagar ; Cacilda!, amanhã, às 18h (com seis horas de duração com intervalo)

Bacantes, sábado, às 18h ; seis horas de duração com intervalo

O banquete, domingo, às 18h ; três horas e quarenta minutos com intervalo

Tenda-estádio montada na Esplanada dos Ministérios.

Entrada: o ingresso pode ser trocado na hora da apresentação por um quilo de alimento não perecível. Classificação indicativa: 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação