Diversão e Arte

Morreu o cineasta Joseph Strick, ganhador do Oscar de documentário em 1970

Agência France-Presse
postado em 04/06/2010 15:57
O cineasta americano Joseph Strick, recompensado em 1970 com o Oscar de melhor documentário com o filme "Interviews with My Lai Veterans", faleceu em 2 de junho, em Paris, aos 86 anos, anunciou esta sexta-feira (4) sua família ao jornal francês Le Monde.

Nascido em 1923 na Pensilvânia (EUA), Joseph Strick, uma das maiores personalidades do cinema independente americano, também era produtor e roteirista. Ex-cinegrafista da Força Aérea americana, participou da renovação do cinema independente com Morris Engel e John Cassavetes.

Jospeh Strick dirigiu seu primeiro filme, "The Balcony", em 1963, baseado em "O Balcão", de Jean Genet. Após ter sido recompensado com o Oscar, adaptou para o cinema "O trópico de Câncer", de Henry Miller.

O cineasta também foi um próspero homem de negócios, fundando várias empresas após ter depositado a patente de uma invenção sua, um simulador de movimentos para os parques de diversão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação