postado em 16/06/2010 07:00
12. A glória efêmera
Álvaro Mangino*
"Não sei como quebrei a perna, porque só me dei conta disso quando o avião parou abruptamente. Fiquei preso sob os acentos retorcidos, no amontoado de coisas da parte da frente. Roberto Canessa e Gustavo Zerbino me ajudam a sair e descubro que minha perna esquerda, do joelho para baixo, está totalmente solta, pendurada, como se não fosse minha. Com a adrenalina do choque, eu não tinha sentido dor alguma. A euforia de estar vivo logo se desfez e entrei em pânico (;)"
*Álvaro Mangino nasceu em 1953. Teve diversas empresas, nas quais privilegiou mais pessoas as pessoas do que o lucro. (;)
14. Uma cruz amassada com um braço arrancado
Gustavo Zerbino*
"Arturo Nogueira morreu nos braços de seu melhor amigo, Pedro Algorta, depois de ser mantido com vida por ele durante duas horas. Ele continuava em cima, na rede, onde ficou desde o acidente, mas eu o trouxe para baixo, pois ele sentia frio demais. Nessas duas horas apliquei respiração artificial, pressionei seu peito e ele respirava. Porém quando eu relaxava, ele sentia que ia morrer, como que partindo, e se assustava. Então eu segurava a mão dele por alguns segundos e a soltava devagar, mas aí ele me dizia "não me deixe", com a mesma mão, pressionando levemente a minha, e eu dizia "calma, calma, Arturo. (;)"
*Gustavo Zerbino nasceu em 1953. É casado com Maria e tem seis filhos. Viajou com os quatro filhos homens à montanha em março de 2006. (;)
18. Vivendo com o mínimo
Pedro Algorta*
"Até o dia de hoje eu nunca tinha falado publicamente sobre o assunto, nunca aceitei dar entrevistas nem ministrei palestras. A esta altura a montanha é uma recordação.
Se nunca falei, por que falo agora? Perguntei aos meus filhos, aos meus irmãos, aos meus pais e à minha esposa se queriam que eu falasse, rompendo com o rígido código que eu mesmo me impus 16 anos atrás, e para minha surpresa todos pediram que eu falasse. Vou fazer isso por eles. (;)"
*Pedro Algorta nasceu em 1951. Apesar da idade, conserva hábitos juvenis. Por isso não surrpeende que depois de ter feito graduação em economia e várias pós-graduações, tenha voltado à universidade em 2005 para cursar outra disciplina, relações internacionais, interagindo com jovens que têm a idade de seus três filhos. (;)