Diversão e Arte

Corpo de José Saramago é velado em biblioteca na Espanha

postado em 18/06/2010 19:14
O corpo do escritor José Saramago, que morreu nesta sexta-feira (18/6), está sendo velado em uma biblioteca que leva seu nome nas Ilhas Canárias, Espanha, onde morava. Ele deve ser cremado e os restos mortais serão transportados, neste sábado, em um avião enviado pelo governo português.

Em cortejo fúnebre, o corpo será levado até o Salão de Honra da Prefeitura de Lisboa, onde permanece até domingo, quando será cremado no cemitério do Alto de São João, na capital portuguesa. É possível que parte das cinzas seja enviada à Azinhaga, povoado natal do escritor, e a outra parte fique em sua casa de Lanzarote no arquipélago espanhol.

Na noite sexta-feira, autoridades do governo português declararam luto oficial de dois dias pela morte do escritor, que foi o primeiro prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa. Saramago morreu com múltipla falência dos órgãos depois de anos lutando contra a leucemia e problemas respiratórios.

Obras

Entre seus livros mais conhecidos e lidos no mundo inteiro estão O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) e Ensaio Sobre a Cegueira (1995), que recentemente foi filmado pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. Sua última obra foi Caim, publicada no ano passado.
Em setembro de 2008, o autor português iniciou um blog no site da Fundação José Saramago com o nome O caderno de Saramago, em que dispunha de liberdade para escrever sobre o que desejasse, sem, no entanto, permitir comentários dos leitores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação