postado em 23/06/2010 08:31
Traduzir por meio da fotografia a palavra falada ou escrita é, sem dúvida, um grande desafio, e foi pensando nessa ousada proposta que o Goethe-Zentrum lançou um concurso internacional entre fotógrafos amadores e profissionais para capturar o poder da linguagem em uma imagem. Após passar por várias cidades do mundo, como Berlim, Munique, Bratislava, Cracóvia, Bordeaux, Montevidéu e Cidade do México, o resultado desse trabalho pode ser conferido a partir de hoje pelos brasilienses.
A exposição O poder da linguagem, uma parceria com a Embaixada da Alemanha no Brasil, está em cartaz na sede da Caixa Econômica e traz 40 imagens de um total de 3.247 fotos participantes. Um júri especializado premiou os três melhores trabalhos. O primeiro lugar do concurso ficou com o professor marroquino Alaoui Moulay Youssef, de 26 anos, com a fotografia Em algum lugar, tirada em um vilarejo afastado no noroeste do Marrocos.
A coordenadora de Programação Cultural do Instituto Goethe em Brasília, Mônica Buzogany, explica que a temática da linguagem foi escolhida porque existem hoje mais de 6 mil idiomas, além de incontáveis dialetos, e que a linguagem das imagens é um código universalmente compreensível e uma fotografia está ao alcance de praticamente qualquer pessoa. "O concurso foi propositadamente abrangente. Seria válida qualquer fotografia que expressasse o poder da linguagem, seja na forma figurativa, abstrata, íntima, irônica ou meditativa. Escolher entre milhares de fotos não foi nada fácil. Os elementos mais presentes foram a linguagem corporal, a comunicação não verbal e a experiência sinestésica, demonstrando que a língua e a fala são essenciais à nossa sobrevivência", revela Buzogany.
Estudantes
Além das 40 imagens que correram o mundo, a mostra de Brasília traz uma fotografia especial. Entre abril e maio de 2010, estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal foram convidados a participar do concurso O poder da linguagem em um click.
A foto vencedora também está na exposição e foi tirada pela professora Ana Rosa C. Marwell, 41 anos, do Centro Interescolar de Línguas (CIL), da Asa Sul. A foto Quando o silêncio fala retrata alunos com deficiência auditiva que são estudantes do ensino médio, usuários de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e que aprenderam a ler e a escrever em português, inglês e atualmente estudam espanhol.
"Através do ensino de idiomas, eles passaram a conhecer outras culturas, outros povos e, como qualquer jovem, sonham em viajar pelo mundo, em conhecer a língua de sinais de outros países. O mundo tem outro colorido quando dominamos o poder da linguagem e nós quisemos retratar isso. Na foto, eles afirmam em língua de sinais: %u2018Nós vamos conhecer o mundo%u2019. E eu tenho certeza que sim", acredita professora.
Futebol
Neste mês de Copa do Mundo, a Kinosaal, a Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha, entrará no clima da competição de futebol mais importante do planeta e irá exibir o documentário Football under cover, dos diretores Ayat Nayafi e David Assmann. O filme retrata o primeiro jogo amistoso oficial entre a seleção iraniana de futebol feminino e um time de jovens de um bairro de Berlim, realizado em 2006 diante de mil mulheres. As torcedoras deliram, cantam e dançam nas arquibancadas; uma carga imensa de força feminina paira sobre o estádio. Do lado de fora, diante dos portões do estádio, alguns homens tentam dar uma espiada através da cerca. O documentário será exibido amanhã, às 19h. A entrada é franca, e os lugares, limitados. A Embaixada da Alemanha fica na SES-Avenida das Nações, Qd. 807, Lt. 25. Informações: 3442-7000.
poder da Linguagem
Exposição fotográfica com 40 imagens de fotógrafos amadores e profissionais ao redor do mundo, na Caixa Cultural de Brasília (Átrio dos Vitrais, SBS Quadra 4, Lote 3/4), de hoje até 25 de julho, diariamente das 9 às 21h. Entrada franca.
Informações: 3206-9450 e 3206-9448.