Diversão e Arte

Rádio de Lanzarote homenageia Saramago com leitura do 'Memorial do Convento'

Agência France-Presse
postado em 28/06/2010 16:01
O escritor e Nobel português José Saramago, que faleceu recentemente, está sendo homenageado a partir desta segunda-feira através da Rádio Insular da ilha espanhola de Lanzarote, onde viveu, com a leitura de seu romance "Memorial do Convento".

A Rádio Insular, emissora pública de Lanzarote, iniciou nesta segunda-feira à tarde a leitura de "Memorial do Convento", romance histórico ambientado em Portugal no século XVIII, indicou a instituição em um comunicado.

Além disso, convidou todos os que queiram fazer parte desta homenagem com o objetivo de gravar um disco com a leitura completa do livro e com "todas as vozes de Lanzarote que admiram o escritor português", indicou o comunicado.

Saramago morreu há dez dias aos 87 anos em casa, na localidade de Tías, em Lanzarote (ilhas Canárias), onde vivia desde 1993 com sua esposa, a espanhola Pilar del Río.

A Rádio Insular conta há anos com um programa destinado à obra do português, com o qual queria "demonstrar que as pessoas que vivem em Lanzarote e os ouvintes da Rádio Insular estavam orgulhosos de ter um vizinho como Saramago".

O autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" morreu no dia 18 de junho e seu corpo foi levado à Lisboa, onde foi homenageado e cremado. Suas cinzas repousarão em um jardim em Lisboa à sombra de uma oliveira, em frente à sede da Fundação José Saramago.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação