Diversão e Arte

Encontro virtual de gourmets

Espalham-se pela internet as redes sociais voltadas para os amantes da culinária, em que é possível trocar receitas, dar dicas de restaurantes e até arranjar emprego

postado em 01/07/2010 07:00
Espalham-se pela internet as redes sociais voltadas para os amantes da culinária, em que é possível trocar receitas, dar dicas de restaurantes e até arranjar empregoO velho caderno de receitas, a enciclopédia de vinhos e o guia de restaurantes deixados na prateleira podem ter sido trocados pela velocidade do computador. Hoje, com apenas um clique, é possível acessar diferentes formas de preparar um risoto, receber dicas de chefs profissionais para um cozimento perfeito e saber qual é o melhor vinho para harmonizar com o prato preferido. E para quem quer apenas degustar novas receitas, dicas deixadas por outros entusiastas da boa comida podem ajudar a descobrir novos restaurantes na sua cidade. Nos últimos anos, além dos blogs e sites, os amantes da gastronomia têm mais uma fonte de inspiração e conhecimento na internet: as redes sociais.

O procedimento é o mesmo dos grupos tradicionais. É preciso criar um perfil, adicionar amigos, deixar comentários, publicar fotos e participar de comunidades. A principal diferença é o tipo de segmento. Essa foi a ideia de um grupo de amigos ; dois administradores, um advogado, três engenheiros e uma especialista em marketing ; na hora de criar o Winetag (). Apesar de terem profissões diferentes, eles tinham um interesse em comum. ;A maior motivação para criar uma rede social foi a nossa paixão pelo vinho e pela gastronomia. Queríamos produzir uma coisa diferente, única, para tentar mudar o comportamento das pessoas em relação à bebida e criar um mecanismo para facilitar a troca de informações;, conta João Paulo Alves, diretor administrativo do site.

O primeiro obstáculo para montar uma rede social sobre vinhos foi criar uma base de dados com regiões, safras, tipos de uva e ainda mais mantê-la atualizada. ;Tivemos de relacionar 25 mil vinhos conforme a região de origem, explicando a história de cada um, além de criar um espaço onde todo mundo pudesse opinar a respeito de vinhos e também sugerir onde comprar e degustar. E isso demandou muito tempo;, explica João Paulo. Depois de um ano de trabalho, o site foi lançado em fevereiro. Agora a equipe deve lançar um software do Winetag para o Iphone e o Androide.

No espaço virtual qualquer um tem a chance de ser um especialista em gastronomia, sommelier ou chef. ;A grande vantagem é que não se tem a obrigatoriedade de técnico, é um espaço bem democrático. Você pode sugerir harmonização de pratos ou descobrir qual é o vinho preferido de outras pessoas. Basta fazer o cadastro e colocar a informação;, afirma o diretor da rede social, que em 5 meses de funcionamento conquistou mais de 2,5 mil usuários.

No Receitáculo, a fórmula é tão simples quanto o antigo costume de copiar o caderno de receitas da vizinha. Para procurar a forma de preparo de determinado prato, não é preciso fazer um cadastro, basta navegar pelo site (). Quem resolver fazer um perfil pode postar quantas receitas quiser e ainda receber os comentários dos outros usuários. ;Não importa se você é chef de cozinha ou apenas um iniciante que está interessado em fazer um arroz soltinho, o espaço é de todos e para todos;, comenta Maicon Sanson, um dos idealizadores da rede.

Nas redes sociais, além de aprender novos truques na cozinha, é possível fazer novas amizades e discutir sobre os ingredientes ou drinques favoritos. ;A culinária é o cerne de tudo, mas nesses espaços você pode interagir e conhecer outras pessoas por meio de suas receitas e afinidades;, sugere Maicon. No Receitáculo, quando alguém posta o modo de preparo de um prato, os outros usuários sugerem modificações, tiram dúvidas e opinam em quesitos como paladar, preço, dificuldade e originalidade. Quanto maior for a participação, mais destaque o membro ganha, subindo em uma escala que vai de ;descascador de batatas; a ;chef de cozinha;.

Truques
Para os cozinheiros da vida real e profissionais, o Maisquereceitas () ajuda aqueles que querem aprender novos truques, descobrir dicas de cursos ou imitar receitas mais sofisticadas. O site também tem vídeos, dicas de experts, guia de fornecedores e ainda um espaço para divulgação de bolsas de emprego e estágio. ;É uma rede social voltada para o aprendizado. A gastronomia cresceu muito, e as pessoas não querem mais recorrer apenas aos livros, preferem fazer um curso, descobrir novas técnicas;, comenta Felipe Perlino, diretor-executivo do portal.

Para incentivar o acesso, o Maisquereceitas convidou alguns chefes renomados para fazerem o papel de âncoras. ;Uma das grandes vantagens é poder interagir, tirar dúvidas. Posso escolher minhas receitas favoritas ou se tiver alguma dúvida falo diretamente com o autor;, afirma Felipe. O site de relacionamento tem apenas um mês de existência e já acumulou 570 usuários.

Agora, se a ideia é se aventurar pelos restaurantes da cidade, todos podem ser críticos gastronômicos no site ComiAli (). A iniciativa partiu de um grupo de amigos que trabalhavam no centro do Rio de Janeiro e comia sempre no mesmo lugar. ;Não tínhamos muitas opções e enjoamos dos mesmos lugares. Queríamos um site no qual as dicas seriam quase infinitas, fornecidas por milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil. Queríamos a democratização da crítica gastronômica;, explica Paulo Vega, sócio-fundador do espaço virtual.

Além de fazer comentários sobre os estabelecimentos da cidade onde mora, o usuário pode adicionar restaurantes, colocar fotos do local, da comida ou dele próprio. Pode se comunicar com outras pessoas e trocar experiências gastronômicas. ;No perfil, também é possível fazer uma lista de onde a pessoa já comeu, deseja comer, recomenda comer ou nunca mais vai comer. Ou seja, o ComiAli é uma mistura de guia de restaurante, wikipédia e site de relacionamento;, garante Paulo.

Mais de 300 cidades, inclusive Brasília, estão listadas no site. Entre os 5 mil usuários, alguns restaurantes também se cadastram como usuários para incentivarem os comentários sobre a casa. No futuro, a interação deve ser maior. ;Em breve, lançaremos um perfil exclusivo para donos de restaurante, onde eles vão poder responder a comentários dos usuários, postar cardápios, promoções, eventos e vídeos que descrevem melhor seu estabelecimento;, adianta o sócio-fundador do site.


"A culinária é o cerne de tudo, mas nesses espaços você pode interagir e conhecer outras pessoas por meio de suas receitas e afinidades;
Maicon Sanson, idealizador do Receitáculo

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