postado em 09/07/2010 07:00
;Lia da beira do mar, morena queimada do sal e do sol, da ilha de Itamaracá...; É assim que a pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento, 66 anos, ficou eternizada nos versos de Paulinho da Viola. Lia de Itamaracá, um ícone da cultura popular nordestina e brasileira, é a convidada de hoje do projeto Encantadoras, no Teatro Oi Brasília. A rainha da ciranda, como é conhecida, vai apresentar o CD Ciranda de ritmos, lançado em 2008. ;A ciranda de roda é muito contagiante e atrai criança, velho, adulto. A gente vai cantando, meio no ritmo das ondas do mar e todo mundo acaba entrando;, comenta a cirandeira, que é de poucas palavras, devido à timidez.
Uma das idas mais marcantes a Brasília ocorreu em 2004, quando Lia foi homenageada com a medalha de honra e mérito cultural, entregue pelo presidente Lula: ;Foi muito emocionante receber aquela medalha, ainda mais pelas mãos do presidente;, descreve ela.
Outra ocasião memorável na carreira da cantora, que também faz sucesso no exterior, foi quando ela recebeu o título de Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco, pelo governo do Estado. Atualmente, exerce o cargo de embaixadora na Casa da Cultura. ;Pra mim foi uma maravilha, um reconhecimento do nosso trabalho. Depois que a gente morre não adianta receber homenagem não. Tem que fazer enquanto a gente está vivo;, justifica com muita sabedoria.
Além da música, Lia de Itamaracá já se arriscou em outras áreas culturais, como o cinema e a televisão: participou da minissérie Riacho doce, da Rede Globo, e do filme Parayba mulher macho, com Tânia Alves e está no curta-metragem Recife frio, de Kleber Mendonça, exibido no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
No show, a artista tera no palco nove músicos e instrumentos característicos da ciranda, como zabumba, tarol, ganzá e maracá. Severina e Dulce, filhas de Baracho, mestre do maracatu, acompanham Lia no vocal.
Lia de Iramaracá
Hoje, às 21h, no Teatro Oi Brasília (SHTN Tc.1, Brasília Alvorada Hotel). Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (estudantes e maiores de 60 anos, doadores de 2kg de alimentos e hóspedes do Royal Tulip). Informações: 3424-7169. Classificação indicativa livre.
Ouça a música Quem me deu foi Lia, de Antônio Baracho