postado em 09/07/2010 08:30
Imagine a seguinte cena: você vai ver uma banda de que gosta, chega mais cedo e acaba vendo também a banda de abertura. De cara, os novatos não te chamam muito a atenção. Mas com o passar das músicas, o seu ouvido detecta boas influencias, refrãos grudentos e melodias que continuam no seu ouvido. Logo, você chega a conclusão de que a atração de abertura foi o grande acontecimento da noite. Provavelmente você já vivenciou algo assim. E assim aconteceu com uma série de pessoas nos Estados Unidos nos últimos meses do ano passado, quando elas, inadvertidamente, se depararam com o show do quarteto Avi Buffalo - e a banda se tornou uma das apostas para 2010.
A velocidade com que as coisas aconteceram para o grupo liderado pelo vocalista, guitarrista e compositor Avigdor Zahner-Isenberg (Avi Buffalo é um apelido da época do colégio) surpreendeu ainda mais a eles mesmos. A média de idade da banda é de 19 anos. O mais velho é o baixista, Arin Fazio, de 21. Foram apenas três anos para que o projeto caseiro de Avi (de preto na foto) saísse de seu quarto (onde registrava as músicas no computador usando programas gratuitos de gravação) e fosse para os palcos dos EUA e Europa, onde o grupo tem se apresentado ao lado de, entre outros nomes de destaque do indie rock, Beach House, Final Fantasy (com quem excursionaram), Vampire Weekend e Modest Mose (para quem abriram alguns shows). Ou seja, em pouco tempo, eles estavam lado a lado com seus ídolos.
O disco de estreia saiu lá fora no final de abril pela Sub Pop, casa de Wolf Parade, Fleet Foxes, Iron and Wine e de incontáveis outros grandes nomes do rock alternativo (e lar de quase toda a cena grunge na virada da década de 1980 para 1990). O que mais eles poderiam querer?
Avi começou a tocar guitarra no começo da adolescência. A baterista Sheridan Riley é sua amiga de colégio. A tecladista Rebecca Coleman também. Eles conheceram Arin Fazio em um festival de musica. Antes mesmo de terem uma música gravada como banda, eles foram convidados pelo engenheiro de som Aaron Embry (que já trabalhou com Elliott Smith e Emmylou Harris) para testar seu novo estúdio. Da sessão saiu What%u2019s in it for? que, regravada, é o irresistível primeiro single de Avi Buffalo, o homônimo primeiro disco dessa banda nascida na cidade californiana de Long Beach.
Em entrevista para o site Spinner, Avi contou que tem ouvido muito Beach Boys ultimamente, em especial o clássico Pet sounds (1966). O saxofonista John Coltrane e o cantor Paul Simon também fazem parte da sua lista de preferidos. Mas uma audição de Avi Buffalo vai mostrar tantos outros sons que fazem a cabeça do jovem. Da mesma Sub Pop, eles guardam semelhanças com o Band of Horses e com o Shins. Há uma certa estranheza pop no som deles que remete aos discos mais recentes do Flaming Lips e ao Mercury Rev da época do Deserter%u2019s songs. Neil Young e Wilco também vêm à mente. O guitarrista desta última, Nels Cline, é citado por Avi como um de seus preferidos. E essa admiração é facilmente percebida em músicas como Can't I know e Remember last time. "Quero fazer algo que soe belo e complexo, que possa te pegar de um ângulo diferente", comentou Avi sobre seu trabalho como guitarrista, na mesma entrevista. Em outras palavras, eles não querem soar como meros adolescentes.
Com seu vocal quase em falsete, o guitarrista canta letras ora melancólicas, ora alegres, algumas estranhas e outras mais diretas. Suas músicas guardam um link com o passado, mas são definitivamente contemporâneas. E se a audição de Avi Buffalo pode dar ao ouvinte a sensação de que o amadurecimento musical fará muito bem à banda - e que o futuro reservará mais e melhores frutos - eles são, desde já, uma banda para ficar de olho.
AVI BUFFALO
Disco de estreia da banda americana Avi Buffalo. 12 faixas. Produzido por Devin O%u2019Brien. Lançamento Sub Pop (importado). ****