Agência France-Presse
postado em 13/07/2010 11:17
A ordem de prisão internacional com fins de extradição, conhecida como "notificação vermelha" da Interpol contra o cineasta franco-polonês Roman Polanski continua vigente até que os Estados Unidos decidam retirá-la, indicou nesta terça-feira (13/7) a organização policial internacional."Corresponde aos Estados Unidos retirá-la, já que a expediram", explicou à AFP um porta-voz dessa organização de cooperação policial internacional com sede em Lyon, centro da França.
A Interpol disse que até agora não recebeu nenhuma instrução nesse sentido.
[SAIBAMAIS]Essas "notificações vermelhas" são emitidas por Interpol em seus 188 países membros para pedir a detenção e extradição de suspeitos.
Na véspera, a Suíça recusou-se a extraditar o cineasta para os Estados Unidos, país onde, em 1977, manteve relações sexuais com uma menor de 13 anos.
O diretor, detido em obediência do mandato internacional expedido pelos Estados Unidos no dia 26 de setembro passado, ao chegar a Zurique para um festival de cinema, foi colocado assim em liberdade.
Segundo a ministra suíça da Justiça e da Polícia, Eveline Widmer-Schlumpf, os Estados Unidos não poderão recorrer da decisão.