Diversão e Arte

Oitava edição do festival Palco Giratório traz para o DF espetáculos de diversas regiões do país

A entrada é franca

postado em 16/07/2010 07:00
A atriz Suzan Damasceno traz aos palcos brasilienses parte do espírito libertário da conterrânea Hilda Hilst, na peça A obscena senhora D. A adaptação que leva o mesmo nome da obra Hilst abre, hoje, a oitava edição do festival Palco Giratório. A montagem permanece em cartaz até amanhã, sempre às 20h, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul).

O amargo santo da purificação, da tribo de atuadores Ói Nóis Aqui Traveis (RS), apresenta-se em TaguatingaO festival segue até dia 31 e os espetáculos serão distribuídos nas cincos unidades da instituição: Taguatinga (Norte e Sul), Gama, Ceilândia e Brasília. De acordo com coordenador de cultura do Sesc/DF, Rogero Torquato, a iniciativa do festival tem o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso ao teatro em vários pontos da região.

Dos 14 espetáculos que fazem parte da programação, oito peças são de Brasília, entre eles, os espetáculos Entrepartidas, do Teatro do Concreto; Terapia de Ris(c)o ; Por uma outra via, do grupo S.A.I; A ópera dos três vinténs, de Hugo Rodas; A comédia dos erros, dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães, e O julgamento do macaco, de Rogero Torquato.

A premiada companhia Ói Nóis Aqui Traveis é um dos destaques que desembarcam nos palcos da cidade. Prêmio Shell, em 2007, nas categorias pesquisa e criação coletiva e música original pela produção de Aos que virão depois de nós Kassandra in process, o grupo gaúcho encenará O amargo Santo da Purificação. A dramaturgia do espetáculo é uma criação coletiva a partir dos poemas do perseguido político Carlos Marighella, morto pela ditadura militar. Torquato ressalta que a população terá a oportunidade de ver inúmeros espetáculos de excelente qualidade. ;Iremos oferecer uma programação totalmente gratuita. O repertório inclui opções para crianças e adultos. Além do circuito teatral, o Palco Giratório vai englobar outros gêneros de arte, entre eles, dança, cinema (Cine Sesc), artes plásticas, literatura e shows;, informa.

A maratona possibilitará ainda o intercâmbio entre os artistas participantes da mostra. O roteiro oficial deste ano inclui a mostra Sesc Aldeias. O projeto conceberá atividades formativas como oficinas e palestras para quem deseja conhecer mais o universo cênico. As inscrições poderão ser realizadas nas unidades onde ocorrerão as atividades. A programação pode ser conferida no site www.sescdf.com.br.

Em 2009, o Palco Giratório levou 12 mil pessoas aos teatros do DF. Além de Brasília, o festival já percorreu pela capitais Natal (RN), Salvador (BA), e Porto Alegre (RS). A mostra também faz incursão no interior de estados.


PROGRAME-SE

A obscena senhora D (SP) ; Hoje e amanhã, no Teatro SESC Garagem (913 Sul), às 20h. Não recomendado para menores de 16 anos.

(Des)esperar (DF) ; Domingo, às 20h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). Dias 22 e 23, às 20h, Teatro Paulo Autran (CNB 12, Taguatinga Norte). Não recomendado para menores de 14 anos.

Aqueles dois (MG) ; Dias 20 e 21, às 20h, Teatro SESC Garagem (913 Sul). Não recomendado para menores de 16 anos.

Ele precisa começar (RJ)
; Dias 22 e 23, às 20h, Teatro SESC Garagem (913 Sul). Não recomendado para menores de 12 anos.

Terapia de ris(c)o ; Por uma outra via (DF)
; Dia 24, no Teatro SESC Garagem (913 Sul), às 20h; dias 22 e 23, às 20h, no Teatro SESC Newton Rossi, em Ceilândia Norte (QNN 27, Lote B). Não recomendado para menores de 14 anos.

A Ópera dos três vinténs (DF)
; Hoje e amanhã, às 20h, domingo, às 18h, no Teatro SESC Newton Rossi (QNN 27, Lote B). Não recomendado para menores de 12 anos.

Irmãos Saúde, DF ; Dia 24, às 11h, no Clube do SESC Ceilândia Rossi (QNN 27, Lote B). Classificação indicativa livre

A comédia dos erros, DF ; Dias: 29, 30 e 31, às 20h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). Classificação indicativa livre.

Os meninos verdes de Cora Coralina, DF
; Hoje e amanhã, às 16h, no Teatro Sesc Gama ( Setor Leste industrial, Lotes 620,640,660 e 680). Classificação indicativa livre.

Zero, SP ; Hoje e amanhã, às 20h, Teatro Sesc Gama ( Setor Leste industrial, Lotes 620,640,660 e 680). Classificação indicativa livre.

Mi muñequita (SC) ; Dias 20 e 21, às 20h, Teatro Paulo Autran (CNB 12, Taguatinga Norte). Não recomendado para menores 14 anos.

O amargo santo da purificação (RS) ; Dias 23 e 24, às 15h30, Taguatinga Centro (Praça do Relógio). Não recomendado para menores 16 anos.

Entrepartidas, DF ; Dias: 29, 30 e 31, às 20h, no Teatro SESC Paulo Autran (CNB 12, Taguatinga Norte). Não recomendado para menores 16 anos.

O julgamento do macaco, DF
; 30 e 31, às 20h, Teatro Sesc Gama (Setor Leste industrial, Lotes 620,640,660 e 680). Não recomendado para menores 14 anos.

DANÇA:

Cidade em plano, DF ; Dias 27 e 28, às 20h, Teatro SESC Paulo Autran (CNB 12, ; Taguatinga Norte).

Aberto para balanço, DF
; Hoje, às 20 julho, Sesc Taguatinga Sul (Setor F Sul, Área especial 3, próximo ao Terminal Rodoviário).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação